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Inclusão Digital

O curso de Inclusão Digital oferecido pela AASJN em parceria com a Arquidiocese de Palmas, por meio do projeto “Amor Social”, ministrado no Laboratório de Informática da Escola João Paulo II – Conveniada, iniciou suas atividades em março de 2012, tendo em vista a importância do projeto para a comunidade, em 2013, a entidade abriu novas turmas e deu continuidade às atividades no ano de 2014.

O curso que tem como público alvo a comunidade em geral objetiva promover a inclusão digital aos moradores da região Norte de Palmas – TO, por meio do acesso às modernas tecnologias oportunizando conhecimentos básicos na área de informática, sistema operacional Linux, passando pelos módulos Libreoffice Writer (editor de texto), LibreOffice Calc (planilha), LibreOffice Impress (apresentação de slides) e Internet. de forma a contribuir na sua formação para o exercício da cidadania em uma sociedade globalizada.

A Escola João Paulo II, ciente da importância da integração das tecnologias contemporâneas ao currículo escolar, tem buscado por meio de um planejamento contextualizado associar cada vez mais a utilização das TIC’s, com os alunos desta unidade e desta forma vem melhorando a relação ensino-aprendizagem, desde o ano de 2012.

Em 2015, no contra turno foi atendido os alunos do Programa Mais Educação com atividades de introdução do curso de Informática básica. Na sede as aulas foram ministradas no Labin e no anexo com os netbooks do programa Um computador por aluno – UCA/TO.

A Escola vem sistematicamente associando a Informática Educativa com atividades não só voltadas para o conhecimento digital, mas também para o uso deste em pesquisas, contextualizados aos conhecimentos interdisciplinares repassados em sala de aula. Quanto às modalidades de ensino foi oferecida no Laboratório de Informática introdução básica LibreOffie, internet, fotografias, jogos educativos e outros.

No ano de 2018 as atividades desenvolvidas no Laboratório de Informática – Labin, teve como público alvo, os alunos da Escola João Paulo II, os quais utilizaram o ambiente virtual para realização de atividades educacionais.

Educação Infantil – a interação com as tecnologias como contato com os periféricos, Mouse e teclado, com a dinâmica de perder o medo através de jogos educativos e interdisciplinar contextualizadas com o dia a dia de sala de aula.

Ensino Fundamental – O que envolve o entendimento de que as tecnologias são recursos no campo instrumental, no que diz respeito ao manejo do computador foi trabalhado: uso do mouse, do teclado, leitura de tela, acesso ao ambiente de rede, coordenação motora e visual, decodificação de comandos, elaboração, revisão e formatação de textos, preenchimento de formulários, produção de slides, imagens.

Momento que explora o mundo virtual os alunos são orientados sobre o uso correto das redes sociais e os riscos das exposições sem acompanhamento ou orientação dos responsáveis.

Procuramos fazer da aula de informática voltada para a construção coletiva do conhecimento o que traz a capacidade de cada um poder alterar, modificar e colocar os efeitos com liberdade.

Educadores – uma vez por semana foi disponibilizado o espaço para realização de planejamento escolar e reuniões pedagógicas bem como a disposição da professora de TI para acompanhar as possíveis necessidades digitais e na plataforma do Sistema Integrado para Gestão Educacional – SIGE e do Sistema de Gestão Educacional – SGE

Formação e Reunião – Por ser um espaço com ambiente climatizado e estruturado, conforme a disponibilidade de horários foi possível realizar reuniões da diretoria com os coordenadores dos projetos realizados pela entidade, apresentação de parcerias e formação continuada de professores, colaboradores da entidade.

Coordenadora do Projeto

Selma Nascimento da Silva

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João da Silva

Aluno

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Heloisa Neves

Professora

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Maria Sousa

Ex-aluna

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