Contribua com nossos projetos

Arrasta Pé do Liberdade

A Quadrilha Junina Arrasta Pé do Liberdade fundada em 12 de abril de 2003, por jovens da região Norte de Palmas, na época formado por cerca de 80 membros, entre brincantes e coordenadores, já representou a capital em diversos municípios do interior, e representou o Estado no Festival Centro Oeste de Quadrilhas Juninas realizado em Palmas.

O grupo que desenvolve anualmente temas relacionados ao aspecto regional e nacional, realiza as atividades como: ensaios, confecções de cenário, reuniões, dentre outros, no Ponto de Cultura de Arte-Fato Centro de Criatividade, localizado na quadra 307 Norte, alameda 21, APM 02 – Palmas Tocantins.

De 2003 a 2006, a junina permaneceu no grupo de Acesso do Arraiá da Capital, sendo que, em 2006, passou para o Grupo Especial, ocasião em que venceu a disputa contando a história de um dos fundadores da AASJN, Dom Philip E. Roger Dickmans.

A quadrilha permaneceu no grupo especial até 2012, ano em que desceu para o grupo de acesso, mas retornou ao especial em 2013, data em que venceu na referida categoria, na 21ª Edição do Arraiá da Capital.

Em 2013, a junina foi uma das vencedoras do 5º Circuito Junino de Palmas, além de realizar o Dia das Boas Ações: Liberdade para a comunidade.

No ano de 2014, o grupo trabalhou o tema “As Quebradeiras”, participou de competições como: 6º Circuito Junino da Capital, 22ª Edição do Arraiá da Capital, onde permaneceu no  grupo Especial, colaborou na organização do 1º Arraiá da Alegria, organizou o Ensaio Junino Geral, com as quadrilhas juninas da região Norte de Palmas, lançou o tema 2015: Lisbela e o Prisioneiro e realizou a 1ª Noite de Pastel, além de promover momentos de confraternização: passeio Araguacema em julho e jantar no final do ano.

Em 23 de janeiro de 2015 iniciou os ensaios sendo intensificados nos finais de semana; Participação no concurso Estadual da Rainha e Noiva, Apresentações nas comunidades, e em Luzimangues, Sesc de Palmas, Apresentação na 27ª Edição do Arraiá da Alegria, em Tocantinópolis, 23ª Edição do Arraiá da Capital e Concurso Municipal de Rainha.

Em agosto teve a primeira reunião para escolher o tema 2016, e em setembro ocorreu a escolha de pessoas para trabalharem o tema de 2016, sendo que, posteriormente ocorreu a pré-apresentação do tema a ser trabalhado em 2016; De 28 de novembro a 21 de dezembro, o grupo realizou dez apresentações no Natal dos Sonhos, evento realizado por a Prefeitura de Palmas.

Em 2016, o grupo trabalhou o tema Lavoura Encantada, iniciando as atividades em 16 de janeiro, com uma reunião que recebeu o presidente da FCP, Hector Franco, onde o visitante teve a oportunidade de conhecer a dinâmica da junina e o primeiro ensaio do grupo. 

No evento citado, a quadrilha ganhou espaço definitivo para os ensaios e sede do projeto, anúncio feito por o presidente da AASJN, Jocel Santiago de Araújo.

Em maio, o grupo participou do Ensaio Aberto das juninas na região Norte de Palmas. Também em 2016 o grupo foi classificado para o 8º Circuito Junino Estadual, que aconteceu de 2 a 3 de julho, em Palmas; participou da 3ª Edição do Arraiá da Alegria do Arte-Fato; com 109, 9 pontos venceu a última etapa do 8º Circuito Junino de Palmas (Rainha – Tainá Balduino e Rei – Maicon Cardoso).

Com todo empenho e dedicação a quadrilha junina Arrasta Pé do Liberdade levou o vice-campeonato, o que foi suficiente para subir para o Grupo Especial da 24ª edição do Arraiá da Capital. O resultado e premiação ocorreram às 22h, do dia 27 de junho de 2016, na Grande Praça do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho. O grupo que a todo instante foi confiante, não escondeu a emoção ao ouvir o resultado final e saber que em 2017 estará competindo na Categoria Especial, equivalente à primeira divisão no futebol.

Depois das competições e demais ações realizadas, o grupo tirou um momento para descansar na Praia da Gaivota – Araguacema-TO., onde os participantes tiveram uma oportunidade de rever o que fizeram no primeiro semestre, na retrospectiva realizada por Assessoria de Comunicação da AASJN.

No ano de 2017 as atividades do projeto iniciaram em 22 de janeiro, com o primeiro ensaio, sendo que, posteriormente os ensaios ocorreram todos os finais de semanas e feriados; já em 19 de fevereiro, teve uma feijoada beneficente. Além de os ensaios citados, o grupo participou do Primeiro Ensaio Aberto da região Norte e acompanhou a confecção de figurinos; teve ainda participação no IV Arraiá da Alegria do Arte-Fato, no concurso da Rainha e Noiva Estadual e apresentação no Arraiá da SETAS.

Em 2017, foram oferecidas 82 vagas, as quais foram compostas por dançantes, maquiadores, cabelereiros, costureira, equipe de apoio e outros. As ações desenvolvidas no período foram: Feijoada, Bazar Solidário, Festa de lançamento do tema, participação da 2º Etapa do Circuito Junino, apresentação em Tocantinópolis – TO., apresentação no Arraiá da Capital, apresentação no Estadual, passeio em Araguacema – TO., Jantar de Confraternização e lançamento do tema 2018.

Desde sua fundação a junina participa do Arraiá da Capital, que é o maior evento junino do Estado do Tocantins, o qual é composto por três categorias de classificação: Grupo Iniciante para classe “C”, Grupo de Acesso para classe “B” e Grupo Especial para classe “A”.

Notícias do Projeto