Contribua com nossos projetos

Horta Comunitária

A Horta Comunitária é um dos projetos da Associação Ação Social Jesus de Nazaré, criada em 2000, tem como objetivo produzir alimentos saudáveis sem uso de agrotóxico. A produção serve para o consumo dos próprios produtores e o excedente vende-se para a comunidade local, seja nas feiras livres, nos estabelecimentos comerciais ou no próprio local da horta. Dessa forma, além de ter um complemento alimentar saudável, ainda gera renda para seus beneficiários através da comercialização de hortaliças e legumes.

As atividades da horta são continua, porém existe uma alternância de cultivo de acordo com as estações do ano, ou seja, existe uma sazonalidade de produção.

No período de estiagem trabalha-se principalmente com a produção de hortaliças em canteiros como: cebolinha, coentro, rúcula, couve, alface, maxixe, salsa etc., sendo que principal produção é cebolinha (cheiro verde). Já no período chuvoso, pela situação climática e a infestação de pragas naturais, a produção reduz é uma parte dos produtores perde a qualidade. Neste período, a maioria dos beneficiários muda de foco faz plantação diversificada: milho, feijão, pepino, quiabo, berinjela, jiló, mandioca e outros, como alternativa para mante-se nas atividades até a estiagem voltar e retomar com o cultivo de hortaliças.

O Plantio, cultivo e comercialização da produção cada produtor tem a autonomia para escolher o que produzir, como e a quem vender, com o compromisso de destinar uma pequena taxa para a manutenção da horta, a taxa atualmente é de R$ 5,00 por canteiro de 10 metros quadrados e é utilizado nas despesas de: energia elétrica, manutenção da bomba d’água, despesas com trator/combustíveis para o gradeamento, manutenção de equipamento, ferramentas e outras eventualidades.

A horta tem capacidade de atender 25 famílias no período chuvoso, porém no período de estiagem são atendidas apenas 08 famílias ficando no limite, devido à escassez de água a cisterna diminui a evasão d’água no período de estiagem ficando difícil molhar os canteiros.

Em 2018, numa reunião realizada com  os beneficiários, o presidente da Associação Ação Social Jesus de Nazaré – AASJN, Jocel Santiago, apresentou Dorismar Rodrigues dos Santos como nova coordenadora do projeto Horta Comunitária da AASJN e homenageou o ex-coordenador Edmar Araújo com certificado de Honra ao Mérito e Carta de Agradecimento, os quais foram entregues por beneficiários da horta.

Durante o ano as atividades permaneceram estáveis, sendo importante ressaltar que a Horta Comunitária da AASJN, mesmo sendo um projeto de caráter auto gestionário necessita de apoio e parcerias, visto que ainda não contamos com a infraestrutura adequada, todos os beneficiários participam do projeto como atividades complementar ou secundária. O retorno financeiro para garantir autogestão ainda é simbólico, apenas para a manutenção básica. E no período chuvoso que acontece o Festival de pamonha realizado no mês de fevereiro, em 2018 devido a diversos fatores, a 3ª edição do evento não aconteceu.

Coordenadora do Projeto

“Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leom ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo..”

Enim ade dolor in reprehenderit in voluptate.

João da Silva

Aluno

Enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullao conse quat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate.

Heloisa Neves

Professora

Enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo conse quat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate.

Maria Sousa

Ex-aluna

Notícias do Projeto