Contribua com nossos projetos

Educação para Crianças Surdas

O projeto Educação Para Surdos, o qual está sendo desenvolvido desde 2006 pela Associação Ação Social Jesus de Nazaré – AASJN, na Escola João Paulo II, por meio de uma parceria com a Congregação Filhas da Providência para Crianças Surdas, para proporcionar a inclusão social das pessoas com surdez e deficiência auditiva garante a estimulação da fala e alfabetização, proporcionando o ensino da Língua Portuguesa e Libras – Língua Brasileira de Sinais e demais áreas do conhecimento.

Para promover a integração da comunidade em geral, em 2011, a instituição abriu espaço para funcionários, voluntários e demais pessoas da comunidade a aprender a Libras, e desta forma haver uma comunicação ampla com os alunos especiais.

Em 2018 o projeto atendeu três alunos surdos, sendo dois alunos acompanhados nas séries posteriores (Ensino Fundamental) com a presença da intérprete de Língua Brasileira de Sinais – Libras para desta forma haver uma comunicação efetiva com os demais alunos do ensino regular e as professoras regentes da sala regular, com momentos de ensino de LIBRAS na sala de aula.

No mês de setembro, dentre as ações realizadas destacam-se: abertura do mês da Bíblia, ocorrida na Escola João Paulo II; de 25 a 30 de setembro ocorreu a Semana Nacional do Surdo com a participação de alunos e ex-alunos, que realizaram apresentações culturais como: dança, coral em LIBRAS e palestra de conscientização para alunos, funcionários e corpo docente das escolas: João Paulo II (sede e anexo), no Parque Cesamar, dentro da programação da Escola Estadual Frederico José Pedreira Neto e Ponto de Cultura Arte-Fato Centro de criatividade.

A referida programação teve como objetivo possibilitar a conscientização do público sobre a importância do mundo do surdo, e também as mudanças na prática educativa existente, as quais são fundamentais para o bom desenvolvimento do trabalho.

O projeto também ofertou curso Básico de Libras no Ponto de Cultura Arte-Fato Centro de Criatividade no intuito de formar pessoas da comunidade e colaboradores da AASJN.

História da Libras

No Brasil, o Dia Nacional do Surdo é comemorado dia 26 de setembro, data que relembra a inauguração da primeira escola para surdos no País, no ano de 1857, com o nome de Instituto Nacional de Surdos Mudos do Rio de Janeiro, atualmente Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES.

A Libras é uma língua reconhecida pela Lei nº 10.436/2002, regulamentada pelo Decreto 5.626/20015. Assim como os ouvintes usam a voz para falar, os surdos usam as mãos e a expressão corporal para se comunicar, em forma de sinais.

Notícias do Projeto