Contribua com nossos projetos

Arte-Fato

O projeto Arte-Fato, que iniciou suas atividades em agosto de 2000 é desenvolvido pela AASJN – Associação Ação Social Jesus de Nazaré, a qual trabalha arte-educação com crianças, adolescentes e jovens no Estado do Tocantins. Atualmente é um dos dez Pontos de Cultura do município desenvolvendo os seguintes cursos: teatro, dança de rua, dança de salão, balé, músicas percussivas (percussão), violão, bateria, teclado e desenho e pintura.

 O Arte-Fato tem como objetivo integrar as crianças, adolescentes e jovens, entre 7 a 17 anos, no convívio social, garantindo a formação de agentes multiplicadores numa perspectiva do exercício da cidadania. Tendo como base o seu desenvolvimento pessoal harmonioso e integrado, no contexto social em que vivem numa perspectiva humana cristã.

Em outubro de 2004, o projeto Arte-Fato foi contemplado por meio de edital no programa Petrobrás Fome Zero, para desenvolver ações de arte-educação para crianças e adolescentes da região Norte de Palmas Tocantins.

No ano de 2006 o Arte-Fato foi contemplado com o Criança Esperança, um projeto realizado pela Rede Globo em parceria com a UNESCO. No mesmo ano, outra parceria conquistada e que deu certo foi com a Secretaria Municipal de Assistência Social, ano em que a entidade executou atividades do PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil. 

Em dezembro de 2010 foi contemplado como um dos dez Pontos de Cultura de Palmas, por meio convênio firmado com a FCP – Fundação Cultural de Palmas, via e edital do Minc – Ministério da Cultura, para desenvolver atividades até dezembro de 2013. Aqui o projeto passa a ser chamado de Ponto de Cultura Arte-Fato.

Em janeiro de 2014 foi realizado convênio com a Fundação Cultural de Palmas para o desenvolvimento da ação programática de Manutenção de Centro de Criatividade, o Arte-Fato passando a ser denominado de Ponto de Cultura Arte-Fato Centro de Criatividade.

O projeto realizou o primeiro Arraiá da Alegria e Um Dia de Lazer, eventos para proporcionar integração e diversão aos alunos.

A 1ª Batalha de Bateria – AASJN Drum Fest ocorreu no sábado, 25 de outubro, no Ponto de Cultura Arte-Fato e contou com a participação da comunidade em geral;

Apresentação da turma de percussão nos 10 anos do Sesc Triathlon – Circuito Nacional, Semana da Inclusão e Diversidade (com apresentação também dos alunos do hip-hop),  na Escola Paulo Freire e IV Semana Acadêmica da Unitins – Campus Palmas;

Visitas

Os representantes do Ministério da Cultura – MinC, Geraldo Vitor da Silva e Raimundo F. Dias Filho, acompanhados das representantes da Fundação Cultural de Palmas – FCP, Euzeni Pedrosa Grim e Luciani de Bertoli, vistoriaram o projeto na tarde de quinta-feira, 28 de fevereiro.

Na quinta-feira, 9, de outubro o projeto recebeu a visita do representante do Coritiba Foot Ball Club, Bernardo Franco Júnior;

Na terça-feira, 18 de novembro, o presidente da AASJN e a coordenadora do Ponto de Cultura Arte-Fato receberam a visita dos Dinamizadores Culturais da Fundação Osvaldo Cruz – Fiocruz e Ministério da Cultura- Minc – Regional Norte, José Jomar Oliveira e Telma Júnior, e da Diretora de Convênios da Fundação Cultural de Palmas – FCP, Luciane de Marque de Bortoli.  Além de conhecer a dinâmica do projeto, os visitantes assistiram a apresentações culturais realizadas por alunos das oficinas de percussão, bateria e teclado.

Em 14 de maio, a presidente da Fundação Cultural de Palmas – FCP, Eliane Campos, acompanhada da Gerente de Projetos dos Centros de Criatividade, Luciane de Marque de Bortoli, conheceu a estrutura do local, a atual situação do projeto e assistiu a várias apresentações realizadas pelos alunos das oficinas de arte-educação, do Ponto de Cultura Arte-Fato Centro de Criatividade.

No dia 07 de novembro, representantes das Cáritas Brasileira, visitaram o projeto Arte-Fato e Integração Social Dom João José Burke, onde tiveram a oportunidade de ver in loco as atividades desenvolvidas pelos referidos projetos desenvolvidos pela  Associação Ação Social Jesus de Nazaré – AASJN, respectivamente em Palmas e Miracema do Tocantins.

Em 2015 e 2016, o projeto foi contemplado pelo Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) para desenvolver atividades relacionadas aos temas da Campanha da Fraternidade.

Apresentações dos Tambores do Arte-Fato em diversos locais: Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA), Agrotins, Capital por um Dia em Taquaruçu, Projeto Ciranda, no Tênis Sesc Aureny III, Dia D Arquidiocesano, no Colégio Marista, Desfile Cívico Dia da Independência – alunos da Escola João Paulo II, Inauguração da Central Analítica de Pesquisa Agro – Ambiental- CEPAM – Agrotins.

Na quarta-feira, 2 de dezembro, os alunos das oficinas de violão, teclado e percussão subiram ao palco do Theatro Fernanda Montenegro fazendo o giro no mundo musical, na noite da Mostra Didática de Música dos Projetos do Centro de Criatividade; Apresentação de Balé na Missa para funcionários da Secretaria Estadual da Administração – Secad; apresentação de balé, dança de salão e percussão, no evento Criança Feliz.

Eventos

Noites Culturais: Sexta cultural, Indígena e Consciência Negra; II Arraiá da Alegria; IV Mostra de Artes – Um Mergulho na Cultura Nordestina; Exposição dos alunos da turma de desenho e pintura, na Sala de Exposições do Teatro Fernanda, na Mostra Didática de Artes Visuais dos Projetos do Centro de Criatividade, no Centro de Criatividade José Gomes Sobrinho; Inauguração Sala de Percussão com participação do Arcebispo de Palmas, Dom Pedro Brito Guimarães;

Capacitações

Capacitação dos professores sobre Alimentação Saudável – Sesi Cozinha Brasil – 20/03; Capacitação dos professores na Escola João Escola II – 20/04; VIII Conferência da Criança e do Adolescente – Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Criança e Adolescente – Fortalecendo os Direitos da Criança e Adolescente – 14 e 15/05; Para finalizar as atividades do ano, ocorreu nos dias 5 e 16 de dezembro, a III Mostra de Artes Integradas da AASJN, com apresentações culturais de: dança, teatro e música.

2016

O presidente da Fundação Cultural de Palmas – FCP, Hector Franco, conheceu a sala de percussão do Ponto de Cultura Arte-Fato Centro de Criatividade no dia 16 de janeiro. A visita foi acompanhada do presidente da Associação Ação Social Jesus de Nazaré, Jocel Santiago, e da representante do Conselho Deliberativo, Sônia Matos.

Apresentações culturais:

Os ritmos variados dos Tambores do Arte-Fato chamou atenção dos participantes da Aula Inaugural dos Centros de Criatividade de Palmas, realizado pela Fundação Cultural de Palmas – FCP, na segunda-feira, 15, no Teatro Fernanda Montenegro. O evento que reuniu alunos, pais, professores foi para mostrar parte das atividades que ocorrem nos três centros de criatividade da Capital.

Apresentação Tambores Arte-Fato e turma de Balé, na 56ª Assembleia Geral Ordinária, realizada sábado, 2 de abril, na sede da entidade, em Palmas Tocantins.

As apresentações culturais de balé e Tambores do Arte-Fato, realizadas por alunos do Ponto de Cultura Arte-Fato Centro de Criatividade chamaram atenção dos participantes da Festa dos Estados, promovida pela Arquidiocese de Palmas Tocantins, ocorrida no sábado, 13 de agosto, na Praça dos Girassóis.

Os Tambores do Arte-Fato ditou os ritmos das marchas do desfile cívico no dia 6 de setembro, às 8h e às 9h, respectivamente na sede e anexo da Escola João Paulo II – Conveniada, que abordou a temática Preservação do Meio Ambiente: Uma Questão de Educação, o que prendeu atenção da comunidade escolar.

Na quinta-feira, 22 de setembro, a partir das 19h30, os alunos do Ponto de Cultura Arte-Fato Centro de Criatividade realizaram apresentações culturais de dança, música e teatro, na Praça de Alimentação da Feira Internacional de Artesanato e Decoração – Interart, que aconteceu no Centro de Convenções Parque do Povo, região Sul da Capital.

Os Tambores do Arte-Fato abrilhantou o Festejo de Cristo Rei, que ocorreu no sábado, 12 de novembro, na  Comunidade São Mateus, localizada na 405 Norte; e no dia 26 foi a vez de o grupo abrir os Jogos Internos da Universidade Estadual do Tocantins (Jiuni), na quadra do CEM Santa Rita de Cássia, em Palmas Tocantins.

Realizou apresentação cultural na abertura do “1º Prêmio Boas Práticas em Direitos Humanos do Tocantins”, promovido pela Secretaria de Cidadania e Justiça do Estado do Tocantins, eles arrancaram aplausos do público presente na solenidade, que ocorreu na sexta-feira, 9 de novembro, no Auditório do Palácio Araguaia.

Alunos do Ponto de Cultura Arte-Fato Centro de Criatividade levaram irreverencia à Noite Cultural em homenagem ao 27º aniversário de Palmas, que ocorreu na sexta-feira, 6, no Teatro Fernanda Montenegro, organizado por a Fundação Cultural de Palmas – FCP reuniu pessoas de todos os Centros de Criatividade, com entrada gratuita.

Noites Culturais

Diversas noites culturais ocorreram durante o ano de 2016, dentre elas estão a: 1ª Noite Cultural  2016 do Arte-Fato que Homenageou as Mulheres, no sábado, dia 2 de abril; a outra teve como tema: Capoeira, que ocorreu no sábado, 23 de abril, às 19h30; a outra teve a temática Noite Cultural Especial Dia das Mães, no dia 7 de maio; De Volta os anos 70 – Comunicando a Solidariedade, ocorreu nos dias 25 e 30/06 junho; Meio Ambiente, no dia 24 de setembro, e Contos de Fadas, no dia 29 de outubro.

O encerramento das atividades ocorreram nos dias 12 e 14 de dezembro, na V Mostra de Artes Integradas – O Verdadeiro Sentido do Natal.

O ano de 2017 o Arte-Fato foi contemplado novamente no edital de seleção do Projeto Criança Esperança, um projeto realizado pela Rede Globo em parceria com a UNESCO, para desenvolver as atividades de arte-educação no ano de 2018.

Em 2017, foram oferecidas 725 vagas para os cursos de violão, teclado, bateria, percussão, teatro, desenho/pintura e dança para interessados na faixa etária de 07 a 17 anos de idade. Dessas vagas 572 foram ocupadas no primeiro semestre e 537 no segundo semestre.

No intuito de realizar um trabalho organizado e de qualidade, a equipe participou de diversas reuniões internas e externas realizada pela AASJN, o que ampliou os conhecimentos de todos os participantes.

Para o bom atendimento aos beneficiários, os educadores e coordenadores dos projetos participaram de formações realizadas pela instituição, dentre elas: Motivação e sucesso no atendimento, Comunicação das Redes Sociais, Radio e Jornalismo, Oficina para fotógrafo Amador, Conhecendo o sistema operacional Windows Excel, Word, Point, Photoshop/ Internet, Conhecendo o sistema operacional Windows parte áudio e vídeo e Gestão e Planejamento e outros.

Como forma de mostrar o que os alunos aprenderam nos cursos, eles apresentaram no mais diversificados eventos na Capital, dos quais destacamos: Noite Cultural promovida pela Escola de Música e Ponto de Cultura Arte-Fato Centro de Criatividade e também na Universidade Federal do Tocantins, Cmei Ciranda Cirandinha, Universidade Estadual do Tocantins – Unitins, Jubileu 10 anos de Paróquia Jesus Bom Pastor, Espaço Cultural de Palmas (Dia Nacional da Cultura), Escola João Paulo II (teatro – Rainha do Lixo), Paróquia Cristo Rei e Agrotins.

O projeto realizou o IV Arraiá da Alegria é um dia de lazer, eventos para proporcionar aos alunos integração e diversão.

Destacamos também as diversas visitas, dentre elas: funcionários da Havan Palmas para conhecer a história da AASJN, Islandês sobrinho da irmã Kate para conhecer a história da tia religiosa; Therezinha Maydana primeira coordenadora do Arte-Fato e amigos, Dom Philip Eduard Roger Dickmans fundador da AASJN e Equipe técnica da Fundação Cultural de Palmas. Além dessas ações, houve também participação ativa em Conselhos, como da Assistência Social e da Criança e Adolescente.

Estando localizado na região Norte de Palmas, busca atender primeiramente as crianças mais carentes da comunidade, o projeto busca a inclusão de criança e adolescente na sociedade, por meio de apresentações artísticas, assim os alunos realizam apresentações nos variados eventos dentro do Estado do Tocantins.

Coordenadora do Projeto

Marinete Maria da Cruz Andrade

“Ser coordenadora do Ponto de Cultura Arte-Fato Centro de Criatividade é uma experiência gratificante na minha vida, acompanhar de perto o processo de ensino e aprendizagem das crianças, adolescentes e jovens que participam do Projeto, é motivo de muito orgulho, pois é notória a satisfação dos alunos(as), dos pais e/ou responsáveis a cada conquista realizada. Sem dúvida é uma experiência única em minha vida. Por meio do Projeto pude aprender muito sobre minha profissão e sobre mim mesma, tenho certeza que todo o aprendizado que a equipe do Ponto de Cultura Arte-Fato transmite aos alunos(as) é uma semente lançada, e estar convicta de que essa semente poderá gerar frutos é algo que realmente não tem preço”.

Notícias do Projeto