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Escola João Paulo II

Visando a inclusão social de crianças da região Norte de Palmas, que por falta de oportunidade passavam a fase do pré-escolar sem nenhuma atividade que proporcionasse uma base sólida para o Ensino Fundamental a AASJN – Associação Ação Social Jesus de Nazaré em parceria com a Congregação Irmãs de Santa Marcelina implantou em 1999 a Escola Santa Marcelina, atendendo na época 60 crianças, mas com a expansão passou ofertar vagas no Ensino Fundamental.

Em homenagem ao papa João Paulo II, no ano de 2005, o prédio onde funciona a sede administrativa da AASJN foi denominada Centro Educacional João Paulo II. 

A partir de 2007 a escola passou a ofertar aulas nas séries iniciais do Ensino Fundamental, o que ampliou o atendimento na Unidade de Ensino, passando a atender cerca de 800 alunos anualmente, na Educação Infantil e Ensino Fundamental, sendo que, dentre os atendidos estão crianças Surdas e outras com diversos transtornos globais de desenvolvimento.

A unidade funciona em parceira com a Secretaria Municipal de Educação de Palmas – SEMED e com a Secretaria Estadual da Educação – SEDUC-TO.

Seguindo as orientações do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Escola e Programa Dinheiro Direto na Escola – FNDE/PDDE, nos anos de 2014 e 2015 a escola ampliou a jornada escolar para um quantitativo de alunos do Ensino Fundamental que foram beneficiados no contra turno com o Programa Mais Educação, que em 2017 foi substituindo por o Programa Novo Mais Educação.

Em 2012 e 2013 a escola foi contemplada com o Projeto do SESC denominado Mediadores da Leitura, oportunidade em que diversos alunos foram premiados, e no 1º semestre de 2012, colaboradores da escola, pais de alunos participaram do curso de Libras, ofertados em parceria com as Irmãs Filhas da Providencia pra Crianças Surdas.

Desde a implantação, a escola tem contado com muitos colaboradores externos e parceiros, que ajudaram na efetivação das ações na Unidade de Ensino, como diversos voluntários da comunidade local, do Projeto Arte-Fato, Saneatins, Secretárias Municipais de: Saúde, Trânsito e Meio Ambiente, SESC, Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD, SESI Cozinha Brasil, Central de Execuções de Penas e Medidas Alternativas – Cepema, Pastoral Social da Catedral Divino Espírito Santo, além das Paróquias Jesus de Nazaré e Bom Pastor.

Formação

Para aprimoramento do trabalho dos profissionais atuantes na escola, seja professores ou outros colaboradores, participaram de diversas formações ofertadas internas e externamente, dentre elas estão o: Programa Nacional de Tecnologia – E-PROINFO, participação dos professores de 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental (nos anos de 2013 e 2014) no Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, tendo como foco a Alfabetização em Matemática. Além de a escola também colaborar na formação de novos profissionais, ao abrir as portas da Unidade de Ensino aos estagiários de diversas instituições.

A escola conta com o LABIN – Laboratório de Informática, sendo este um importante instrumento de formação e inclusão digital tanto para os alunos, como para os professores e colaboradores da AASJN.

Por meio do Programa Escola Aberta, a Unidade de Ensino ofertou, aos sábados para a comunidade local, cursos artesanais nas áreas ocupacionais e de geração de renda.

Avaliações externas e premiação

A Escola participou da realização das avaliações externas como a Prova Brasil, a qual mede o IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e avaliações do SALTO – Sistema de Avaliação do Tocantins.

A Escola participou em 2013 da primeira Avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, e alcançou a nota média de 5.6. No entanto, no ano de 2015, devido alguns professores do Ensino Fundamental terem aderido ao movimento grevista da categoria, mas terem cumprido integralmente o calendário apresentado após a greve, houve uma queda na meta prevista, que era de 5.8, e obteve a média 5.5.

Em 2017, a escola participou pela 3ª vez consecutiva do IDEB realizada com os alunos do 5º ano, a Meta de 6.1 da escola foi ultrapassada, e o resultado alcançado foi de 6.2, o referido resultado foi possível porque os alunos foram submetidos a diversos simulados e tiveram os estudos intensificados a partir dos descritores a serem avaliados no IDEB.

No ano letivo de 2017, a escola teve o melhor índice apresentado na região, na Avaliação Nacional de Alfabetização – ANA, a qual visa verificar o nível de alfabetização e letramento dos alunos ao final do ciclo de alfabetização, numa escala de 0 à 5, a Escola João Paulo II , atingiu 3 e 4, índices estes, considerados muito positivos.

Já no Sistema de Avaliação do Tocantins- SALTO os resultados educacionais positivos também fora verificados de forma crescente em relação aos anos anteriores.

Outro resultado importante foi no ano de 2013, quando a Escola recebeu em Goiânia a certificação na 10ª edição do Prêmio Selo Itaú-Uncef como escola parceira do Ponto de Cultura Arte-Fato Centro de Criatividade. O prêmio que é um projeto do Programa Educação & Participação, de iniciativa da Fundação Itaú Social e do Unicef.

Falecimento

O ano de 2014 também foi marcado por pesar, em decorrência do falecimento da professora Dina Márcia, que morreu vitima de câncer no dia 26/09/14.

Escola aberta para comunidade

 A comunidade uma das principais parceiras da escola teve a oportunidade de participar de capacitações, devido às portas da escola ter sido aberta em diversos turnos, como no período noturno e aos finais de semana, para respectivamente, ofertar curso de Magistério, reuniões dos AA (Alcoólicos Anônimos), Encontro de Casais com Cristo – ECC e Catequese da igreja local.

 Divulgação

Para divulgar as ações, a Unidade de Ensino contou com Assessoria de Comunicação da AASJN, a qual deu cobertura a alguns eventos realizados no ambiente escolar.

A Escola João Paulo II – Conveniada no ano de 2018 atendeu na sede e anexo, um total de 201 alunos matriculados na Educação Infantil: Pré I e Pré II e 522 na primeira fase ano do Ensino Fundamental: 1º ao 5º ano. Sendo que, os 1º e duas turmas do 2º ano foram ofertadas pelo convênio com a Secretaria Municipal da Educação – SEMED e três turmas do 2º ano e as turmas do 3º ao 5º ofertadas pelo convênio com a Secretaria Estadual da Educação Juventude e Esporte – SEDUC, estas orientadas didaticamente pelo Programa Circuito Campeão.

Das crianças atendidas 6 tem transtornos globais de desenvolvimento ou dificuldades na aprendizagem e 03 crianças surdas, atendidas pelo projeto Educação Para Surdos, em parceria com a Congregação Filhas da Providência para Crianças Surdas. Esse projeto também atendeu alunos com outros tipos de especificidades.

Para o atendimento do público atendido, a escola contou com a contribuição de 56 colaboradores divididos nas áreas de gestão, atendimentos pedagógico, de secretaria, limpeza, merenda e manutenção, os quais em sua maioria prestaram com muita dedicação e qualidade os seus respectivos afazeres, fato este considerado de suma importância para o desenvolvimento das ações que norteiam o fazer pedagógico.

Como forma de colaborar na superação das dificuldades de aprendizagem de alguns alunos, foram desenvolvidas com êxito os Programas Federais: Novo Mais Educação e Mais Alfabetização, os quais contou, no 1º com três colaboradoras e o outro com 1 colaboradora. E esses alunos também foram ofertados, reforço escolar com duas professoras auxiliares lotadas na escola.

Foi objetivo da Escola sempre colaborar para que os seus alunos apresentassem bons índices de aprendizagem, participação e boa frequência no decorrer das aulas, para isso foram realizadas bimestralmente uma festa denominada: Aluno Verde, como forma de premiar e valorizar os esforços individuais de cada aluno.

A cada edição era observada uma maior participação. Além do mais, a Escola João Paulo II no ano 2018 contou com parcerias como PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, Cepema, Projeto Arte-Fato, Horta Comunitária da A.A.S.J.N. Escola de Cidadania e Justiça, além das Paróquias Jesus de Nazaré e Bom Pastor. Também abriu as portas, no período noturno e aos finais de semana, para respectivamente, ofertar o curso de Magistério, reuniões do AA (Alcoólicos Anônimos) e Catequese da igreja local.

A escola conta com o LABIN – Laboratório de Informática, sendo este um importante instrumento de formação e inclusão digital tanto para os alunos, como para os professores e colaboradores da AASJN.

Mais uma vez a Unidade de Ensino foi destaque na mídia local, através da assessoria de comunicação da Entidade, a qual deu cobertura a alguns eventos realizados no ambiente escolar.

A Escola no ano de 2018, em sua 3ª participação na avaliação externa do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica IDEB – realizada em 2017 com os alunos do 5º ano, alcançou a nota 6.2, superando a meta estabelecida que era de 5.8.

A Unidade de Ensino mais uma vez, também colaborou com a formação de novos profissionais, por meio da abertura de suas portas aos estagiários das mais variadas instituições.

Vale ressaltar que a Escola obteve um elogio por parte da Diretoria Regional de Ensino, por o desenvolvimento do Projeto: Escravo Nem Pensar.

A escola cumpriu rigorosamente com todas as exigências feitas pela a Diretoria Regional de Ensino e pela Secretaria Municipal de Educação.

No ano letivo de 2018, a Escola assim como todas do Estado do Tocantins tiveram danos e percas de dados inseridos no Sistema de Gestão Escolar – SGE, o qual obrigou a todas as professoras e responsáveis pelas secretarias escolares a reinserir novamente todos os dados já informados, serviço esse, refeito dentro das normas, por todas as colaboradoras da U.E.

Ainda em 2018, uma parceria bem sucedida de 14 anos de educação e instrução de alunos surdos, tendo a frente à Congregação religiosa das irmãs: Filhas da Providencia para Crianças Surdas, chegou ao seu final com o fechamento da Casa em Palmas.

Dentro das várias ações desenvolvidas no ano de 2018, elegemos algumas a serem apresentadas neste relatório.

Formação pedagógica; Carnaval; Abertura do projeto: Leitura, Escrita e Arte ; Páscoa; Visita do Arcebispo Metropolitano de Palmas; Arraiá junino; Aula magna retorno das férias; Comemoração ao Dia do Surdo; Comemoração ao Dia da Criança; Comemoração ao dia dos professores; Encerramento do projeto: Leitura, Escrita e Arte; Formatura da Educação Infantil.     

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