História

Associação Ação Social Jesus de Nazaré

Associação Ação Social Jesus de Nazaré reconhecida pela sigla AASJN é uma entidade sem fins lucrativos fundada em 22 de dezembro de 1998, por um grupo de pessoas liderado pelo então padre belga Philip Eduard Roger Dickmans, respondendo ao compromisso cristão dos representantes da Paróquia Jesus de Nazaré, região Norte de Palmas.

A AASJN tem como compromisso estar ao lado dos menos favorecidos, com o intuito de resgatar a dignidade humana, promovendo a justiça, por uma cultura de paz no que diz respeito a uma atuação concreta no cultivo dos valores éticos, visualizando a prática do respeito e da solidariedade possíveis pelo conjunto da sociedade.

O primeiro projeto da entidade foi uma Pré-Escola, em seguida uma horta, roça comunitária, dentre outros projetos que serão citados abaixo.

Em homenagem ao papa João Paulo II, no ano de 2005, o prédio onde funciona a sede administrativa da AASJN foi denominada Centro Educacional João Paulo II.

Com objetivo de integrar a entidade e a comunidade, em 2011 ocorreu o I Seminário de Integração Social da AASJN, oportunidade em que os participantes tiveram de melhor conhecer o trabalho desenvolvido por a instituição.

Para ampliar o atendimento à população, a instituição passou atender em 2012, em nível estadual, sendo Miracema do Tocantins a segunda cidade a qual foi implantada o projeto de Integração Social Dom João José Burke.

2013 também foi um ano de muitas conquistas o que possibilitou interação e ampliação da participação do público nas ações realizadas, dentre elas estão: 1º Passeio Ciclístico da AASJN; Dia D das Boas Ações – porque Doar Sangue é uma Boa!

Em 2014, representantes da AASJN participaram, no Memorial Coluna Prestes, na Praça dos Girassóis, do encontro com os Dinamizadores Culturais da Fundação Osvaldo Cruz – Fiocruz e Ministério da Cultura- Minc – Regional Norte e Fundação Cultural de Palmas – FCP, representantes que visitaram a instituição posteriormente.

Com o objetivo de aprimorar os conhecimentos nas variadas áreas de atuação, em 2015, representantes da AASJN participaram de formações, palestras e seminário, como a palestra Educação e Novas Mídias: Desafios e Perspectivas; o Avesso da Cena – Oficina de Produção e Gestão Cultural, ministrada pelo renomado administrador, produtor e gestor cultural, Romulo Avelar, nos dias 3 a 6 de novembro, que trocou experiências com representantes de artistas e entidades culturais da Capital.

Dentre as conquistas de 2016, é possível destacar o reconhecimento ao trabalho que a instituição desenvolve no Estado do Tocantins, como exemplo, o “1º Prêmio Boas Práticas em Direitos Humanos do Tocantins”, por a entidade desempenhar papel importante nas áreas de promoção e defesa dos Direitos Humanos no Tocantins, a premiação foi entregue ao presidente da AASJN, Jocel Santiago de Araújo, pela secretária de Cidadania e Justiça, Gleidy Braga, na sexta-feira, 9 de novembro, no Auditório do Palácio Araguaia.

Outra premiação do ano foi o Prêmio Odair Firmino, organizado pela Cáritas Brasileira, entregue na segunda-feira, 12 de dezembro, na primeira noite da V Mostra de Artes Integradas – O Verdadeiro Sentido do Natal, ao presidente da entidade, Jocel Santiago, pelo Arcebispo de Palmas, Dom Pedro Brito Guimarães, sendo a instituição a única do Tocantins a ser premiada em 2016.

Em destaque também a parceria com o Sabin para realização do projeto Criança e Saúde, ação que ocorreu nos dias 27 e 28 de setembro, onde alunos dos projetos sociais desenvolvidos pela Associação Social Jesus de Nazaré – AASJN foram atendidos pela equipe do Instituto Sabin, na Escola João Paulo II. Os resultados dos exames foram entregues em dezembro à escola no dia. A ação fez parte do projeto Criança e Saúde, que oferece gratuitamente alguns exames laboratoriais a entidade parceira, a fim de proporcionar ações de promoção à saúde e de melhoria da qualidade de vida de sessenta crianças, adolescentes e familiares atendidos em projetos desenvolvidos pela associação.

No dia 11 de outubro, a entidade recebeu a visita do Gerente Executivo do Instituto Sabin de Brasília, Fábio Deboni, acompanhado da equipe do Laboratório Sabin, de Palmas Tocantins.

Dos vários resultados alcançados em 2017 destacamos: Aprovação Edital Criança Esperança/Rede Globo para execução em 2018, do Projeto Ponto de Cultura  Arte-Fato Centro de Criatividade; 1º lugar na Regional Palmas  – Avaliação Nacional da Aprendizagem –  Escola João Paulo II; Concurso da logomarca do projeto Santa Marina (Zona Rural de Miracema); Aprovação pelo Fundo Nacional de Solidariedade – FNS e Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, do projeto Integração Social Dom José Burke – Responsabilidade Socioambiental.

Por meio de parcerias com o poder público estadual e municipal, a entidade conta com uma sede própria localizada na quadra 405 Norte, alameda 07, conjunto HM 2 lote 02, onde funciona a sede administrativa e (sede da Escola João Paulo II) mais dois prédios: um funciona o Ponto de Cultura Arte-Fato Centro de Criatividade – 307 Norte alameda 21 APM 02 e outro onde funciona o anexo da Escola João Paulo II, localizado na quadra 503 Norte alameda 17 APM, além de um espaço na quadra 407 Norte, alameda 04, APM 7- Palmas – TO, onde funciona a Horta Comunitária da AASJN.

Com esse trabalho de destaque social, a entidade só em 2019, atendeu diretamente cerca de  15.234 (quinze mil duzentos e trinta e quatro) e indiretos aproximadamente 22.623 (vinte dois mil e seiscentos e vinte três) beneficiários, dos quais são alunos, colaboradores, participantes em formações, eventos e apresentações de arte-educação realizadas por meios dos projetos desenvolvidos por esta organização, desse total estão aproximadamente 82 colaboradores, 63 voluntários, 11 prestadores de serviços o que nos permitiu atender uma média de 37.857   pessoas, contando com atendimentos diretos, indireto e eventuais e um total de 2.813 alunos matriculados  que ocupam  3.240  vagas  distribuídas nos projetos da AASJN.

Durante estes 21 anos, a AASJN ultrapassou os 74.865 atendimentos diretamente e 219.772 indiretamente, discutindo o exercício e a prática da cidadania.

Missão

Promover ações que possibilite o desenvolvimento socioeducativo e cultural dos cidadãos, oportunizando a ampliação de suas capacidades.

Visão

Contribuir com o exercício da cidadania possibilitando o público alvo e a comunidade a serem agente multiplicadores e protagonista do processo emancipatório pautado nos valores éticos e morais visualizando a prática da dignidade e respeito à pessoa humana.

Valores

Promoção humana, responsabilidade, transparência, compromisso, respeito à diversidade, integridade, fraternidade, solidariedade fundamentado nos valores éticos e morais contribuindo com a prática da dignidade e respeito à pessoa humana.

Áreas de Atuação

Em termos de atribuições estatutárias, a instituição contempla as áreas de: Educação, meio ambiente, cultura, esporte, lazer, saúde, alimentação enriquecida, combate à fome, prevenção ao uso de entorpecente, geração de renda, de apoio à família, à pessoa idosa, à criança, ao adolescente, pessoas com deficiência, aos jovens e às mulheres.

Servir de apoio à interlocução comunitária e promover a integração dos municípios do Estado do Tocantins.

Desenvolver ações sociais através de convênios com o poder público em Palmas e Miracema Tocantins.

Diretoria

Diretoria Executiva

Vice-Presidente

Márcia Torres Barbosa

1ª Secretária

Maria de Jesus Lopes de Brito

2ª Secretária

Rosalina Moreira de Jesus

1ª Tesoureira

Eldinê Pimentel Barros Ribeiro

2ª Tesoureira

Edriana dos Santos Sousa

Conselho Fiscal

Selma Nascimento da Silva

Luana Trindade dos Santos

Marinete Maria da Cruz Andrade

Suplentes do Conselho Fiscal

Maria Elisangela de Sousa Oliveira

Conselho Deliberativo

Dom Philip Eduard R. Dickmans

Inácio Teixeira da Silva

Deusimar Sousa da SIlva

Onde Estamos

Escola João Paulo II
Sede da AASJN
(405 Norte)

Escola João Paulo II
Núcleo 2
(503 Norte)

Ponto de Cultura
Arte-Fato Centro de Criatividades

Integração
Social Dom João
José Burke

Escola Municipal
de Educação
do Campo