Educação para Crianças Surdas

O projeto Educação Para Surdos, o qual está sendo desenvolvido desde 2006 pela Associação Ação Social Jesus de Nazaré – AASJN, na Escola João Paulo II, por meio de uma parceria com a Congregação Filhas da Providência para Crianças Surdas, para proporcionar a inclusão social das pessoas com surdez e deficiência auditiva garante a estimulação da fala e alfabetização, proporcionando o ensino da Língua Portuguesa e Libras – Língua Brasileira de Sinais e demais áreas do conhecimento.

Para promover a integração da comunidade em geral, em 2011, a instituição abriu espaço para funcionários, voluntários e demais pessoas da comunidade a aprender a Libras, e desta forma haver uma comunicação ampla com os alunos especiais.

Em 2018 o projeto atendeu três alunos surdos, sendo dois alunos acompanhados nas séries posteriores (Ensino Fundamental) com a presença da intérprete de Língua Brasileira de Sinais – Libras para desta forma haver uma comunicação efetiva com os demais alunos do ensino regular e as professoras regentes da sala regular, com momentos de ensino de LIBRAS na sala de aula.

No mês de setembro, dentre as ações realizadas destacam-se: abertura do mês da Bíblia, ocorrida na Escola João Paulo II; de 25 a 30 de setembro ocorreu a Semana Nacional do Surdo com a participação de alunos e ex-alunos, que realizaram apresentações culturais como: dança, coral em LIBRAS e palestra de conscientização para alunos, funcionários e corpo docente das escolas: João Paulo II (sede e anexo), no Parque Cesamar, dentro da programação da Escola Estadual Frederico José Pedreira Neto e Ponto de Cultura Arte-Fato Centro de criatividade.

A referida programação teve como objetivo possibilitar a conscientização do público sobre a importância do mundo do surdo, e também as mudanças na prática educativa existente, as quais são fundamentais para o bom desenvolvimento do trabalho.

O projeto também ofertou curso Básico de Libras no Ponto de Cultura Arte-Fato Centro de Criatividade no intuito de formar pessoas da comunidade e colaboradores da AASJN.

História da Libras

No Brasil, o Dia Nacional do Surdo é comemorado dia 26 de setembro, data que relembra a inauguração da primeira escola para surdos no País, no ano de 1857, com o nome de Instituto Nacional de Surdos Mudos do Rio de Janeiro, atualmente Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES.

A Libras é uma língua reconhecida pela Lei nº 10.436/2002, regulamentada pelo Decreto 5.626/20015. Assim como os ouvintes usam a voz para falar, os surdos usam as mãos e a expressão corporal para se comunicar, em forma de sinais.

Coordenadora do Projeto

Ivanete Rodrigues da Silva

“Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leom ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo..”