Contribua com nossos projetos

Integração Social Dom João José Burke

Com o objetivo de promover a socialização entre crianças e adolescentes, por meio de atividades arte-educativa estimulando a criticidade, garantindo a formação de agentes multiplicadores, buscando fontes de geração de renda, numa perspectiva do exercício da cidadania, a AASJN iniciou as atividades no projeto de Integração Social Dom João José – ISDJB, em Miracema do Tocantins, primeira Capital do Estado, no dia 05 de março de 2012, com as oficinas de: bateria, esporte, reciclagem, teatro, teclado e violão. A data marca definitivamente a expansão da entidade. Mas as discussões sobre a criação e implantação do projeto no município iniciaram dia 23 de dezembro de 2011, sonho que concretizou três meses depois.

 

O nome do projeto foi escolhido em homenagem ao segundo bispo de Miracema do Tocantins Dom João José Burke que exerceu o bispado de 25 de março de 1995 a 14 de março de 2006.

 

No ano de implantação do projeto foram atendidas cerca de 300 crianças, adolescentes, jovens e adultos, os alunos do projeto realizaram apresentações culturais e esportivas para mostrar um pouco do que aprenderam nas oficinas ofertadas durante o ano.

 

Em 2014 foi implantado o projeto Reciclar Para a Vida, por meio da Fundação Palmas Para todos Bélgica, que contemplou o Projeto com uma máquina de triturar garrafas pet.

37 alunos do projeto participaram nos dias 20 e 21 de setembro, em Palmas, da peneira da Guerreirinhos Escolinha de Futebol Oficial do Fluminense. Na peneira a avaliação foi realizada pelo observador técnico Carlos Eugenio de Alvarenga Cintra Júnior, do departamento do Fluminense de Xérem, e teve o intuito de avaliar e selecionar atletas para as categorias de Base do Fluminense do Rio de Janeiro. O resultado oficial da avaliação foi divulgado posteriormente pelo diretor da Escolinha Palmas, Washington Lima, durante a semana, para os familiares dos atletas, sendo que, Daniel Gomes da Silva foi o selecionado.

O atleta miracemense em outubro passou duas semanas no Centro de Treinamento, em Xerém – Fluminense do Rio de Janeiro, tempo suficiente para conquistar de vez o clube carioca. O atleta passou no teste da categoria de base realizado e embarcará para o Fluminense em data a ser definida.

Os 37 alunos do projeto de Integração Social Dom João José Burke que participaram, em Palmas, nos dias 20 e 21 de setembro, da peneira da Guerreirinhos Escolinha de Futebol Oficial do Fluminense se divertiram no primeiro dia, no Ponto de Cultura Arte-Fato Centro de Criatividade. A diversão veio no intervalo para o almoço, momento em que os alunos brincaram jogando tênis e pebolim, esporte que lembra o futebol. A garotada não escondeu a alegria de estarem em outro espaço, alguns nunca tinham saído de Miracema para outra cidade, os quais aproveitaram para mostrar que a alegria não está somente no campo gramado ou de areia está também nos brinquedos que são capazes de levar um sorriso a cada rosto, em um esporte que uniu duas coisas em um só espaço: tênis e futebol. Assim, brincando e se divertindo, os estudantes aprovaram o espaço do Arte-Fato, que melhorou para proporcionar momento de integração e diversão para os alunos da AASJN.

Oito dos 150 atletas da Associação Ação Social Jesus de Nazaré – AASJN, mais 2 de outra projeto da cidade, que foram selecionados pelo observador técnico do Coritiba Foot Ball Club, Bernardo Franco Júnior, terão a oportunidade de fazer um teste na categoria de base do time paranaense, sendo que, no mês de novembro deste ano Adriano Jorge da Silva e Felipe de Abreu Medeiros, participam do deste no club. Os alunos selecionados na peneira em Miracema foram: Erick Ferreira Rodrigues Pugas, Izaias Fernandes da Silva, Adriano Jorge da Silva, João Vitor F. de Souza, Matheus F. dos Santos, Daniel Gomes da Silva, Felipe de A. Medeiros e Vitor de Abreu Medeiros.

 

Participação dos professores em curso de arbitragem oferecido pela Federação Tocantinense de Futsal.

A equipe de futebol venceu nas categorias sub -13 e conquistou o vice no sub 15, no Campeonato Cleomam Oliveira. Já na 2ª Rua de Lazer foi campão na categoria sub -15 e vice na sub – 13.

Dentre as ações realizadas em 2015 foram realizadas aulas teóricas e práticas de todos os cursos, atividades realizadas em comemoração ao Dia das Mães; visita do assistente técnico do Criciúma Esporte Club, Benevan Ribeiro, que avaliou diversos atletas do projeto e de outros projetos da cidade, numa peneira ocorrida em 21 de agosto; Peneira do Fluminense e a Federação do aluno Daniel Silva, no referido time Carioca; Apresentação sobre Consciência Negra nas escolas públicas da cidade.

 

Na zona rural, dentre as atividades realizadas ocorreram às voltadas para artes, canteiro sustentável, esporte e lazer; alunos foram ao Cinemark Palmas pela primeira vez, onde assistiram a estreia do  filme Tudo que Aprendemos Juntos e depois da sessão debateram com o diretor do filme, Sérgio Machado, e atores presentes no local, o que tinham acabado de assistir.

Para realização das atividades culturais, esportivas, geração de renda, fotografia e bazar, diversas parcerias foram firmadas: Prefeitura Municipal de Miracema do Tocantins, Diocese de Miracema, Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus, Centro Esportivo Solla, Instituto Positivo, Colégio Tocantins, Associação Bem Te Ver, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial   – Senac, Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Miracema do Tocantins – Aciam, Receita Federal, intercâmbio com belgas e angolanas, comércio local, pais e demais parceiros da comunidade.

 

O ano de 2016 foi marcado por diversas conquistas, dentre elas a participação do aluno Deison Rodrigues Lima, na 10ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, que ocorreu de segunda-feira, 25 e a quarta-feira, 27, de abril, em Brasília, ele compôs a mesa de abertura do evento representando às crianças do Brasil. A 10ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente ocorreu dentro das Conferências Conjuntas de Direitos Humanos, que finalizou dia 29, onde além da citada conferência ocorreu também a 12ª Conferência Nacional de Direitos Humanos, a 4ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, a 4ª Conferência Nacional dos  Direitos da Pessoa com Deficiência e a 3ª Conferência Nacional de Políticas Públicas de Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT).

Com a participação dos funcionários e convidados o projeto de Integração Social Dom João José Burke – ISDJB realizou na terça-feira, 16 de fevereiro, ocorreu a formação continuada do projeto. Dentre os temas abordados estavam planejamento, Eu, Libras, o que é AASJN? Plano de aula. Assuntos que enriqueceu os conhecimentos de cada participante.

Para finalizar o primeiro semestre, no Arraiá da Unidade 2016, em frente à Catedral Santa Teresinha, teve apresentação de dança, violão e quadrilha o que arrancou muitos aplausos do público que lotou o espaço junino montado. Além do desfile e entrega de certificados do curso de Corte e Costura.

A 58ª Assembleia Geral Ordinária da Associação Ação Social Jesus de Nazaré – AASJN, ocorreu no dia 17 de setembro, no Centro de Treinamento de Líderes – CTL, em Miracema do Tocantins, proporcionou a integração entre associados de Palmas e Miracema, onde tiveram a oportunidade de conhecer as ações que a entidade desenvolve em ambas as cidades.

Em 2017 foram atendidos 715 beneficiários de forma direta, sendo três alunos com deficiência e 2.130 atendimento indireto. Para tanto desenvolvemos parcerias com a Prefeitura Municipal de Miracema do Tocantins. Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus, Diocese de Miracema do Tocantins, Centro Esportivo Solla, comércio local, pais e comunidade.

 

Os procedimentos metodológicos escolhidos para a realização dos cursos foram aulas expositivas, teóricas e práticas de: violão, bateria, canto coral, reciclagem, futebol, corte e costura e dança, que atendeu crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos com idade de 08 a 81 anos.

Para o bom atendimento aos beneficiários, os educadores e coordenadores dos projetos participaram de formações, dentre elas: “Garantia dos Direitos no Fortalecimento do SUAS,”  na 11ª Conferência Estadual de Assistência Social, participação nas reuniões do Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS  como representante da AASJN, as quais acontecem mensalmente, colaborando com algumas atividades realizadas pelo Conselho. Além de participação na Avaliação do Plano Municipal de Educação realizado na UFT.

 

No ano de 2018 atendeu 500 alunos entre crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, na faixa etária de 6 a 80 anos, e teve como público alvo a população miracemenses, com intuito de promover a pratica musical, esportiva, educacional e interação social, com acompanhamento de profissionais habilitados.

Os beneficiários participaram das oficinas de bateria, dança, violão, corte e costura e futebol, estas realizadas em parceria com a Prefeitura Municipal de Miracema do Tocantins e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

Sendo que, a Oficina de Corte e Costura ocorreu de 10/08 à 10/10/2018, oportunidade em que atendeu 29 alunas, que promoveram um desfile no encerramento das atividades para demonstrar as peças confeccionadas.

Para execução dos cursos de Assistente Administrativo, depilação, Informática, manicure e pedicure e Operador de Caixa, no segundo semestre de 2018 uma parceria firmada entre Associação Ação Social Jesus de Nazaré – AASJN, por meio do Projeto de Integração Social Dom João José Burke e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac proporcionou o atendimento às diversas pessoas da comunidade e teve como objetivo promover em meio à comunidade miracemense a profissionalização de jovens e adultos na área da beleza e área administrativa. Os cursos foram oferecidos gratuitamente no período de 01/08 à 02/10/2018, aos inscritos.

Ocorreu a execução do projeto Nº 646/2017 – Projeto de Integração Social Dom João José Burke – Responsabilidade Socioambiental, o qual AASJN foi contemplada inda no segundo semestre de 2017, oportunidade em que venceu o Edital DP Social – Nº. 324/17 do Fundo Nacional de Solidariedade – FNS/Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, para execução 2017/2018, e teve como objetivo aprofundar o conhecimento e as discursões sobre as questões sanitárias ambientais, por meio de palestras, e atividades artísticas, disseminando assim, as informações necessárias para um melhor conhecimento sobre as questões ambientais.

As conscientizações ocorreram em forma de palestras destinadas aos diversos públicos, nesse intuito foram realizadas as palestras: “Fraternidade: Biomas Brasileiros e Defesa da Vida”, “Impacto ambiental e escassez de água”, “Importância de reciclar para não poluir” e “Respeito à Natureza como atitude e prática de vida”.

O projeto de ISDJB encerrou as atividades culturais no mês de novembro, e a parte esportiva no mês de dezembro, com a entrega de materiais esportivos feita ao projeto pela equipe da Secretaria Estadual da Educação, Juventude e Esporte – Seduc.

Alguns atendimentos psicológicos foram realizados com o intuito de proporcionar no indivíduo o autoconhecimento, o desenvolvimento da autonomia em relação às suas ações, além de visar também às resoluções de conflitos específicos, onde as particularidades de cada qual foram levadas em consideração, pensando no bem-estar físico, psíquico e moral dos alunos atendidos no projeto.

Durante o ano, representantes do projeto participaram de diversas atividades externas, dentre elas participação em reuniões como as dos conselhos: Municipal de Assistência Social e da Saúde, dos quais são membros.

As atividades práticas e teóricas ocorreram de forma dinâmica, as quais foram desenvolvidas com o acompanhamento dos profissionais da área, dentre eles estão: a coordenadora Márcia Torres Barbosa, os instrutores de violão e bateria: Rafael Bento Gomes da Costa e Watila Araújo Neves; Instrutores de futebol: Márcio Torres Barbosa e Antônio Carlos; instrutora de dança, Elisângela Lopes Ribeiro; Edgar Alberto Barbosa de Sousa; e Maria José da Costa e Luana Trindade dos Santos.

Além das diversas atividades já citadas, em 2018 destacam-se: nas turmas de Violão e bateria: Exercício de Ritmos e Coordenação Motora; Prática de música; Tocar usando Metrônomo Rítmico; e Ensaio para apresentação no encerramento semestral;

Futebol: Roda de conversa com os alunos; Socialização dos aniversariantes do mês; Palestra: Promoção da prática esportiva, desenvolvimento físico (alongamentos, aquecimentos trabalhos físicos com cone); Participação em amistoso contra a Escolinha FAO sub 13; Amistoso com a escolinha da cidade; Amistoso com a Escolinha da AABB sub 09 e sub 11 e visita de representantes da Secretaria Estadual de Esporte (dia 09/12) e entrega de materiais esportivos com a participação dos alunos e outras atividades esportivas.

Dança: Palestra sobre a importância da Saúde e Boa alimentação; Aulão em comemoração ao Dia das Mães; Palestra ressaltando a importância do ser mãe e da família;  Aulão junino com caracterização de quadrilha e lanche partilhado por as alunas da aula; Realização de Aulão de conscientização do Outubro Rosa, sobre o câncer de mama e outras atividades de dança.

Coordenadora do Projeto

“Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leom ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo..”

Enim ade dolor in reprehenderit in voluptate.

João da Silva

Aluno

Enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullao conse quat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate.

Heloisa Neves

Professora

Enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo conse quat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate.

Maria Sousa

Ex-aluna

Notícias do Projeto