Contribua com nossos projetos

Escola de Artes Jesus de Nazaré

O projeto foi criado para atender às necessidades das comunidades, dos movimentos e grupos de jovens da região, e oferecer oportunidades de eles terem o um dos sonhos realizados que é de tocar algum instrumento. O projeto atende crianças, jovens e adultos que já estão montando suas bandas, grupos e realizando apresentações pelas comunidades. As oficinas ofertadas são: violão, guitarra, teclado, baixo, bateria e percussão.

O presente relatório de 2018 refere-se às atividades desenvolvidas no projeto Escola de Música Jesus de Nazaré – EMJN localizado na quadra 307 Norte alameda 21 APM 02, em Palmas – TO., que atendeu diretamente 415 alunos. As ações planejadas juntamente com a equipe da diretoria, coordenação e professores foram realizadas tanto no local quanto em diversos espaços de Palmas e Cangas, em Santa Rosa Tocantins.

As oficinas de Contrabaixo, Bateria, Capoeira, Dança, Guitarra, Libras, Teatro, Teoria Musical, Teclado, Violão foram realizadas ofertadas de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h, com uma hora de duração, sendo que, cada oficina ocorreu duas vezes por semana.

As atividades iniciaram com a realização da semana de formação, ocorrida de 22 a 26 janeiro de 2018 e encerraram com a Missa dos 20 anos da AASJN, realizada no dia 22 de dezembro de 2018, na sede da instituição.

Para o desenvolvimento das atividades propostas a metodologia adotada foi à divisão em grupos, sendo que, o primeiro grupo para realização dos cursos de artes específicas e primou pelo desenvolvimento dos cursos com diversas turmas, cujas aulas ocorreram de segunda a sexta-feira, com encontros de uma hora diária e periodicidade de duas vezes semanais, no período noturno.

Os cursos foram ministrados por educadores, profissionais engajados socialmente e comprometidos com a aplicação de técnicas diversificadas, as quais visaram estimular as diferentes inteligências e aptidões de aprendizagem.

Já no segundo grupo de atividades teve momentos de integração entre professores, beneficiários, famílias e comunidade, onde foram realizadas apresentações culturais como mostra de resultados para comunidade, motivando assim, pais e alunos e fortalecendo o anseio por aprendizagem.

Essas culminâncias foram contempladas com palestras e desencadeamento de debates acerca de ecologia, sexualidade, drogas, educação para o trânsito, ética, saúde e direitos humanos com ajuda de participação voluntários e profissionais de cada área especifica.

Além de a equipe multiprofissional e de apoio da Escola de Música Jesus de Nazaré, diversas pessoas passaram por o projeto, os quais colaboraram para melhor desempenho das oficinas e demais ações desenvolvidas em 2018.

Dentre elas estão: Coordenadora: Ana Paula Conceição de Souza; Alex Sandro do Nascimento Sousa – Bateria; Antônio Gomes Tomás (Sales) – Teclado; Daniel Pereira Das Neves – Teoria Musical/Violão; Evelyn Karollyne Brito de Oliveira – Dança (hip-hop/Ritmos); GelcinaVindilina Margarida – Libras; Isack Anias Silva Nunes – Violão; João Welson Pereira de Almeida – Teatro; Marcelo Nunes da Silva Oliveira – Capoeira; e os voluntários: Mateus Santiago Araújo – Guitarra; Luciene Alves de Sousa – Apoio à coordenação (CEPEMA); Wanderson Moura Maciel – Baixo – Apoio a coordenação – Arte-finalista Voluntário; Meguy Rodrigues Alves – Apoio à coordenação (CEPEMA) e ainda os voluntários José Vicente de Siqueira e Jaciana de Oliveira Siqueira.

Para praticar o que aprenderam no decorrer das atividades os alunos participaram de diversos eventos internos e externos: noites culturais; Oficina de áudio visual em parceria com o Ponto de Cultura IDEIA Cultural; Teia Municipal de Pontos de Cultura – Tecendo a Rede de Pontos de Cultura de Palmas: Desafios e soluções; Estudo do Estatuto; Missão Cangas 2019; I  Abraço ao Ribeirão Taquaruçu; Comemoração do Dia do Músico, assim como outras atividades e apresentações, as quais serão destacados com mais detalhes no Clipping 2018 da Assessoria de Comunicação da AASJN.

Para divulgação das atividades ofertadas no projeto foram utilizados panfletos e cartazes, Internet, Redes Sociais, TV, Rádio, e-mail e telefone, visitas às escolas, igrejas e reuniões.

Em 2018 a Escola de Música assim como o ano anterior traçou o perfil dos alunos matriculados, dentre eles tinha novatos e veteranos, quantidade por oficinas, qual religião, cor/Etnia, Renda familiar, quais tinham problemas de saúde, quantos participam de programas sociais e Escolaridade dos pais, responsáveis ou alunos.

Coordenadora do Projeto

Ana Paula Conceição de Souza

“Sou Associada da AASJN desde 2005, antes disso já participava dos projetos sociais da mesma e estou como coordenadora da Escola de Arte Jesus de Nazaré desde 2016. Sinto-me muito feliz com esta atividade e todas as demais atividades realizadas pela AASJN que vem a tantos anos fazendo a diferença pelo estado do Tocantins, a educação e a cultura podem transformar vidas, sinto orgulho em dizer EU FAÇO PARTE DESSA HISTÓRIA. Comecei como aluna de projeto na AASJN, onde sempre fui incentivada e estimulada a crescer e me desenvolver não só intelectualmente mais também como pessoa humana.”

Notícias do Projeto