Na sexta-feira, 07 de junho, os voluntários da Fundação Telefônica Vivo em Palmas do movimento #EuSouVonluntárioFTV, em sua 20ª edição, dedicaram seu dia à Associação Ação Social Jesus de Nazaré, realizando ações de apoio aos projetos da escola pela manhã e, no período vespertino, proporcionando uma roda de conversa educativa focada na temática da Inteligência Artificial (IA) para os estudantes da Escola João Paulo II.
Durante o encontro, o voluntário Pedro Henrique Milhomens conduziu o diálogo em roda com os estudantes, esclarecendo as dúvidas sobre a IA, destacando a presença constante dessa tecnologia em diversos aspectos da vida cotidiana e a importância de seu uso consciente. Ele também enfatizou sobre o papel das assistentes virtuais e como a IA tem facilitado a vida das pessoas, além de alertar sobre a necessidade de usar esses recursos com responsabilidade. “A tecnologia está presente em todos os meios e facilita a vida da gente, mas é necessário usar com consciência esses recursos”, destacou o voluntário.
Aspectos importantes como a ética e a responsabilidade na utilização da Inteligência Artificial, foram ressaltados: “Nossos dados precisam ser cuidados. Ao usar aplicativos, não seguros, estamos expondo informações pessoais que são captadas e utilizadas pelos algoritmos para personalizar nosso acesso. Precisamos usar a inteligência com responsabilidade”.
A discussão também envolveu a questão do uso de dispositivos dos pais, aplicativos que capturam dados e a importância de ser crítico em relação às informações encontradas na internet. “Não é porque está na internet que tudo é verdadeiro”, concluiu Milhomens, incentivando os estudantes a adotarem uma postura criteriosa e segura no uso da tecnologia.
Os estudantes mostraram grande interesse pelo tema, fazendo diversas perguntas sobre a aplicação da Inteligência Artificial em pesquisas na internet, redes sociais e sites GPT, cumprindo assim a aplicação da cultura digital no ambiente escolar.
