Palmas Tocantins, 27 de setembro de 2019: A Associação Ação Social Jesus de Nazaré por meio do Projeto Educação Para Surdos desenvolvido na Escola João Paulo II, realizou no dia 26 de setembro a Culminância da Semana Nacional do Surdo, as apresentações ocorrem na sede e Anexo da Escola João Paulo II.
Para promover a integração e compreensão na apresentação dos alunos e ex-alunos surdos a interprete e professora de Libras- Língua Brasileira de Sinais, Gelcina V. Margarida, fez uma retrospectiva histórica com os alunos e equipe pedagógica da Unidade Escolar sobre como era à vida do surdo no século passado e as conquistas na atualidade, ainda falou das dificuldades enfrentadas para alcançar o que se tem hoje.
Durante o evento teve apresentações de dança com alunos e ex-alunos surdos, coreografada pela instrutora de dança Andressa da Cruz Andrade. E contou também com a participação especial do Grupo de dança Fabriani que foram recepcionados pelos alunos ouvintes do 5º ano do Anexo da Escola João Paulo II com uma apresentação para homenageá-los pelo seu dia.
O projeto
O projeto é realizado desde 2006, para crianças surdas na Escola João Paulo II – Conveniada com o objetivo de proporciona a inclusão social das pessoas com surdez e deficiência auditiva garantir a estimulação da fala e alfabetização, proporcionando o ensino da Língua Portuguesa e Libras – Língua Brasileira de Sinais e demais áreas do conhecimento.
Histórico/Libras
No Brasil, o Dia Nacional do Surdo é comemorado dia 26 de setembro, data que relembra a inauguração da primeira escola para surdos no País, no ano de 1857, com o nome de Instituto Nacional de Surdos Mudos do Rio de Janeiro, atualmente Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES.
Libras é uma língua reconhecida pela Lei nº 10.436/2002, regulamentada pelo Decreto 5.626/20015. Assim como os ouvintes usam a voz para falar, os surdos usam as mãos e a expressão corporal para se comunicar, em forma de sinais.
