Acadêmicos da UFT emocionam público com repertório de clássicos do forró

No momento, você está visualizando Acadêmicos da UFT emocionam público com repertório de clássicos do forró
Fotos: Selma Nascimento/ AASJN

A Associação Ação Social Jesus de Nazaré recebeu os acadêmicos do 8º período do Curso de Licenciatura em Música EaD da Universidade Federal do Tocantins (UFT) que desenvolveram um projeto artístico no Ponto de Cultura Arte – Fato Centro de Criatividade, destacando o forró de cancioneiros nordestinos que contribuíram com a cultura brasileira. A apresentação ocorreu às 15h da terça-feira, 11 de junho, e contou com a presença de educandos e da comunidade local.

O evento, intitulado “Projeto Artístico Pé de Serra”, apresentou um repertório de músicas clássicas do nordeste brasileiro, incluindo “Asa Branca”, “Olha Pro Céu”, “Numa Sala de Reboco”, “Sabiá” e “Maracatu”. As canções foram interpretadas pelos acadêmicos Diram de Sousa Barros (vocalista), Fábio Alves Ribeiro (acordeonista), Fabio Hiury P. L. Vieira (percussionista), Fabrício Magalhães da S. Souto (guitarrista), Jocel Santiago de Araújo (violonista) e Wanderson Moura Maciel (baixista).

Durante a programação, foi destacada a biografia e história de vida de artistas renomados como Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Alceu Valença, proporcionando ao público uma visão aprofundada sobre suas contribuições para a música nordestina.

Além das apresentações musicais, o evento contou com a exposição “Varal de Cordel”, produzido pelos acadêmicos, intitulado “O Melhor Forró do Mundo”, que foi entregue ao público presente ao final da programação. O ambiente foi ornamentado por instrumentos utilizados por artesãos, como a roda de fiar manual, ferro a brasa e outros instrumentos tradicionais do Nordeste, enriquecendo a experiência cultural e tornando o ambiente mais propício à imaginação.

A apresentação deste projeto faz parte das disciplinas de Educação Musical e Artes Integradas – EMAI, Música Popular Urbana – MPU, Programas e Projetos de Extensão VI – PPEX VI e Projeto Artístico – PA, ambas do 8º período.

Para encerrar o evento, foram realizados agradecimentos e servido um lanche para as crianças, promovendo um ambiente de confraternização e celebração da cultura nordestina.