REPRESENTANTES DOS PONTOS DE CULTURA DEBATEM REDE SAÚDE E CULTURA COM FIOCRUZ

No momento, você está visualizando REPRESENTANTES DOS PONTOS DE CULTURA DEBATEM REDE SAÚDE E CULTURA COM FIOCRUZ
Fotos: Íris Silva

Palmas Tocantins, 17 de novembro de 2014: Representantes da Associação Ação Social Jesus de Nazaré – AASJN, por meio do Ponto de Cultura Arte-Fato e demais pontos da Capital participaram nesta segunda-feira, 17, de uma reunião com a Presidente da Fundação Cultural de Palmas-FCP, Eliane Campos, Dinamizadores Culturais da Fundação Osvaldo Cruz – Fiocruz e Ministério da Cultura- Minc – Regional Norte.

A reunião que aconteceu no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, teve como foco promover o diálogo entre a presidente da FCP, a disseminação da Rede Saúde e Cultura, que mapeará os pontos de cultura de Palmas e os atores sociais diversos para no futuro integrarem a referida Rede.

 Programação

Para conhecer a realidade de cada ponto e de que forma poderão colaborar para fortalecer a Rede, os dinamizadores: Jomar Oliveira, Telma Saraiva e Telma Júnior, visitarão os locais de18 a 20 deste mês.

No dia 19, às 19h, no Memorial Coluna Prestes, na Praça dos Girassóis, acontece um encontro com representantes dos pontos, agentes de saúde, diversos grupos culturais e comunidade em geral, com intuito de apresentar a Rede Saúde e Cultura, divulgar editais, além de mapear os diversos atores sociais, que desenvolvem ações relacionadas à saúde e cultura.

Para a coordenadora do Arte-Fato, Layse Vilanova, e o presidente da AASJN, Jocel Santiago, as ações que são desenvolvidas na cidade em termos culturais “com certeza fortalecerá as ações da rede, pois cultura é indissociável de tudo, principalmente quando se fala em saúde, pois cada projeto é comprometido com os cidadãos e automaticamente com o bem estar de cada um, levando essa mensagem por meio da arte”, destacaram.

Rede Saúde e Cultura

É uma rede sociotécnica que articula práticas e políticas de promoção e atenção à saúde àquelas de produção, criação e difusão cultural por meio do diálogo entre o Estado, a sociedade civil e a comunidade acadêmica. Projeto fruto de uma parceria iniciada em 2010, entre a Fiocruz, e o Ministério da Cultura (Minc) por meio de acordos de cooperação, tem como objetivo implementar ações estratégicas e tecnologias sociais para a integração e fortalecimento das experiências, ações, projetos e iniciativas da saúde e da cultura e sua contribuição e integração com as redes do Programa Cultura Viva. (Com informações da Rede Saúde e Cultura)

Deixe um comentário