Nesta sexta-feira, 22 de março, representantes da AASJN – Associação Ação Social Jesus de Nazaré (representando a Sociedade Civil Organizada da Capital) foram empossados como membros do CMAE – Conselho Municipal de Alimentação Escolar de Palmas. A solenidade de posse aconteceu no auditório do Paço Municipal da Capital.
Durante o evento, o então presidente do CMAE e representante da AASJN, Edmar Araújo Paiva, destacou os trabalhos realizados à frente do conselho, as dificuldades e conquistas alcançadas durante a gestão. Além de desejar boa sorte aos novos membros.
Para a conselheira titular, Rúbia Nicássia Freire e o conselheiro suplente, Jocel Santiago, a participação da AASJN como representante da Sociedade Civil Organizada, é de suma importância para o desenvolvimento das crianças nas atividades do dia-a-dia. “Teremos a oportunidade de atuarmos de forma concreta junto às escolas, para garantirmos uma alimentação saudável e de qualidade para os alunos de Palmas”, destacam.
A secretária municipal de Educação, Berenice Barbosa, lembrou aos novos conselheiros os desafios e responsabilidades de cada um. Além de destacar o desejo da gestão municipal, viabilizar a Casa dos Conselhos, espaço que abrigará os conselhos municipais existentes, ela agradeceu ainda aos conselheiros que saem, e desejou boa sorte aos que chegam.
Eleição
Após a posse dos novos membros foi realizada a eleição para presidente e vice-presidente, sendo eleito respectivamente Ricardo Ribeiro Silva, representante de pais e Odair José Ferreira Viana, representante da educação.
Os novos membros ficarão à frente do Conselho, de 2013 a 2017, e tem como papel monitorar o uso dos recursos públicos, proporem ações preventivas e corretivas, que garantam os Direitos Humanos, a uma alimentação saudável em quantidade suficiente e de modo permanente.
CMAE de Palmas – TO
É um órgão colegiado de caráter permanente, deliberativo de acompanhamento e assessoramento à Entidade Escolar, que tem por finalidade o acompanhamento, a avaliação, a fiscalização e o controle da aplicação dos recursos da alimentação escolar na Rede Pública do Sistema Municipal de Educação, a participação efetiva dos conselheiros é o exercício da cidadania ativa.
A primeira reunião da nova equipe de trabalho ficou agendada para o dia 4 de abril, na secretaria municipal de Educação.