Reflexões sobre as lutas contra o preconceito e valorização do povo negro

No momento, você está visualizando Reflexões sobre as lutas contra o preconceito e valorização do povo negro
Palestrante Nélio Lopes - Movimento Negro Unificado do Tocantins
  • Autor do post:

Ascom AASJN – Íris Silva

Com uma vasta experiência na luta pela promoção da Igualdade racial, o representante do Movimento Negro Unificado do Tocantins – MNU, Nélio Lopes, palestrou no 16º encontro de Formação Continuada Virtual – A Hora do Conhecimento – em homenagem aos 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, realizado nesta quinta-feira, 19 de novembro de 2020, pela Associação Social Jesus de Nazaré – AASJN, via Google Meet.

Nélio Lopes, que é contador, já foi gestor de Promoção da Igualdade racial em Palmas, presidente do conselho municipal de igualdade racial e Pessoa idosa, membro do conselho intertribal dos jogos mundiais dos povos indígenas e presidente das ONGs  Central Únicas das Favelas – CUFA/TO e do Instituto Tocantinense de Esporte e Cultura – ITEC, destacou o contexto histórico de lutas travadas para libertação dos escravos,  racismo, diferentes formas de preconceitos, mercado de trabalho e políticas públicas, proporcionando reflexões e conhecimentos sobre o contexto atual.

Ao finalizar a participação no evento, Nélio Lopes, agradeceu ao presidente da AASJN pela oportunidade de poder compartilhar informações sobre um tema tão importante para a sociedade, além de destacar a importância da defesa das políticas públicas. “Eu sou fruto de políticas públicas e acredito que elas transformam vidas”. Finaliza.

A Hora do Conhecimento

Antes da abertura do evento os participantes tiveram a oportunidade de assistir entrevistas com os instrutores de dança, música e teatro, os quais destacaram o racismo na cultura, e ainda o vídeo dos 30 anos do ECA, ilustrado com variadas fotos temáticas dos projetos da instituição. No encontro mediado pela jornalista Ivanete R. da Silva (Íris Silva), o momento musical foi com o instrutor de teclado José Alves; A professora da Escola João Paulo II, Luzinete Soares, conduziu o momento de espiritualidade; Apresentação cultural foi comandado pelo coordenador e instrutor de  música, Daniel Neves, que cantou e explicou o contexto da música Não Chores Mais de Vicent Ford e Gilberto Gil; Ainda teve avisos: onde a vice-presidente Rosalina Moreira, falou sobre a distribuição e venda da rifa IV Ação Entre Amigos da AASJN, que será transmitida dia 22 de dezembro, após a Missa de 22 anos da AASJN, no YouTube da instituição; Agradecimentos a Nalva e Cosmo, associados que doaram um Notebook para o projeto Desapegar Para Transformar, desenvolvido neste período de pandemia pela AASJN. Além de convite para participarem da Transmissão #TBF Novembro Negro, que acontecerá dia 20/11, às 19h. Teve explicações sobre lista de presença e sorteio de brindes.

Deixe um comentário