Palmas Tocantins, 20 de setembro de 2019: AAssociação Ação Social Jesus de Nazaré por meio da Escola João Paulo II- Conveniada, com intuito de conscientizar a comunidade escolar sobre a importância da árvore no meio ambiente, destacando o desmatamento da floresta brasileira, as queimadas, e a preservação dos rios, a Escola João Paulo II desenvolveu troca de conhecimentos sobre o dia da árvore, de como a sombra das árvores que ficam entorno da escola ameniza o calor.
De acordo com a professora Luzinete Soares que relembrou aos seus alunos a importância das árvores na natureza, pois são moradas de pássaros e outros animais, produzem frutos e suas raízes atuam como uma esponja, ajudando a recarregar os aquíferos que levam água a torneiras de todas as regiões do Brasil. Os aquíferos são reabastecidos pela chuva, mas dependem da vegetação para o processo da água chegar embaixo.
Exemplo de preservação da natureza são os povos das águas, os ribeirinhos e índios, sempre teve em comum a relação de interdependência com os recursos hídricos, pois eles utilizam os recursos naturais das florestas, em sintonia com o movimento cíclico de seus rios, pois é uma relação de respeito por entender que “a vida dirige os rios, e os rios a vida”, conforme a Comissão Especial para Amazônia 2018.
Durante toda a semana os professores das duas unidades de ensino trocaram experiências e conhecimento com os alunos, momento em que puderam entender melhor a importância das árvores para o planeta.
