Palmas Tocantins, 30 de janeiro de 2019: O tema da Campanha da Fraternidade 2019: Fraternidade e Políticas Públicas foi o tema debatido com a comunidade, no XVII Encontro de Músicos e Animadores de Comunidades. O evento reuniu músicos, professores, jornalista, bióloga vereador e demais pessoas da comunidade, para juntos discutirem o referido tema, considerado pelos palestrantes extremamente relevante para a sociedade.
A jornalista, Íris Silva, que mediou às discussões, antes explicou o processo que escolhe anualmente o tema da Campanha da Fraternidade e ressaltou a importância da participação popular em discutir temas que resguarde e assegure os direitos de cada cidadão. Íris destacou também, que Políticas Públicas devem ser debatidas por todos os cidadãos, além de falar sobre Orçamento Público.
E foi nesse sentido que a bióloga, Maria Vanir Ílidio, falou sobre as Politicas Públicas, onde ressaltou a participação popular por meio dos conselhos de direito, seminários, reuniões e conferências, dentre outras formas, como sugerir, cobrar e conferir se ações de melhorias estão sendo realizadas.
O Vereador, Gerson Alves, que participou recentemente em Castel Gandolfo – Roma –Itália, do Congresso Internacional sobre Participação Popular em governos municipais, sob o tema: Co-Governance: Mutual Responsability in cities today (Co-Governança: Responsabilidade mútua nas cidades atuais), compartilhou com os participantes do XVII Encontro de Músicos o que discutiu com líderes políticos do Brasil, França, Japão, Colômbia, Portugal, Argentina, dentre outros locais.
O professor de teatro do Ponto de Cultura Arte-Fato Centro de Criatividade, João Welson, falou sobre o tema declamando o Poema de Bertolt Brecht, O Analfabeto Político.
No final das palestras, os participantes fizeram perguntas sobre educação, esporte, participação popular, ações do vereador, educação, projetos direcionados para pessoas com deficiência, dentre outros assuntos pertinentes ao tema discutido durante o encontro.
Músico Nota 10
Após os debates, ocorreu a 3ª Edição do Prêmio Músico Nota 10, com premiações para os músicos ou musicistas Nota 10, Cantor Nota 10, Salmista e Leitor Nota 10; e sorteios de brindes e instrumentos musicais.
Para o presidente da AASJN, Jocel Santiago, o evento que capacita os músicos e animadores de comunidades, abre as discussões sobre o tema da CF 2019, promovida pela CNBB, que este ano terá inicio no dia 6 de março. “Foi uma discussão muito rica e uma forma de possibilitar aos participantes despertarem a consciência sobre a importância a importância de discutir o tema abordado”. Destacou o presidente.
O evento promovido por Associação Ação Social Jesus de Nazaré – AASJN, em parceira com as paróquias, comunidades e Arquidiocese de Palmas, ocorreu dia 28/01, na Comunidade São Pedro, na 307 Norte.