No dia Nacional do Livro Infantil comemorado em todo o país na quinta-feira, 18 de abril, este amigo de todas as horas, que em determinado momento faz sorrir, chorar, sonhar e principalmente refletir, com histórias tristes ou alegres, ganhou mais destaque ontem, quando histórias e músicas impressas nas páginas deste companheiro, ganharam tons e ritmos com os alunos do Ponto de Cultura Arte-Fato.
As histórias de músicas e danças contadas nos livros como Sússia, Jiquitaia, forró e hip-hop, dentre outras, foram contadas nas batidas e passos dos alunos do Arte-Fato. As apresentações que arrancaram gritos e aplausos dos alunos do Colégio Criança Esperança aconteceram dentro da programação que lembrou o Dia Nacional do Livro, comemorado na Unidade Escolar.
Elane da Silva Souza, aluna do 9º ano, não escondeu a emoção de poder assistir as apresentações na festa do livro e destacou a vontade de participar do projeto.
Quem não escondeu a alegria de ter o projeto na escola em que é diretora, foi Maria do Carmo, para ela o Arte-Fato é muito importante para o crescimento cultural da região, por se preocupar principalmente com o lado cultural da juventude. “Eu fico feliz em saber que temos um projeto que se preocupa com o futuro da nação. Que bom, que o projeto chega as escolas, e nós temos que deixar ele entrar”, disse.
As apresentações seguem durante os meses de abril e maio, e estão sendo realizadas por alunos das diversas oficinas de música que o Ponto de Cultura Arte-Fato oferta gratuitamente às pessoas de 7 a 18 anos de Palmas.
Inscrições
Para inscrever os alunos em algumas das vagas ofertadas gratuitamente nas oficinas de: bateria, violão, percussão teclado, teatro, dança de rua e popular, os pais ou responsáveis devem comparecer no Ponto de Cultua Arte-Fato, localizado na 307 Norte, Alameda 21 APM 02 e na 503 Norte, Alameda 21 APM 17, de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, munidos de: fotocopia da certidão de nascimento ou RG, CPF, comprovante de residência e declaração escolar do aluno. Mais informações: (63) 3224-2428 ou 8456-4403
Cronograma de apresentações
23/4 – Escola Municipal Paulo Freire – percussão e dança de rua: 9h e 15h;
27/4 – IFTO – Instituto Federal do Tocantins – percussão: 8h;
28/4 – Paróquia Bom Pastor – percussão, dança de rua, dança popular e violão;
29/4 – Escola Municipal Beatriz Rodrigues da Silva – Teatro “Cultura de Paz”: 7h30;
6/5 – Escola Municipal Cora Coralina – 8h.