PALESTRA SOBRE A HANSENÍASE NA AASJN

No momento, você está visualizando <strong>PALESTRA SOBRE A HANSENÍASE NA AASJN</strong>
Fotos: Selma Nascimento

Palmas Tocantins, 15 de dezembro de 2022: Nesta quarta-feira, 14, na Escola João Paulo II, ocorreu a palestra sobre Hanseníase  para os alunos e colaboradores da Associação Ação Social Jesus de Nazaré  – AASJN,  realizada pelos profissionais  da Unidade Básica de Saúde da 409 norte.

Na palestra, a enfermeira especialista em saúde pública e estratégia de saúde da família, Lillya Luara Porto Feitosa Mota, destaca a importância da participação  dos alunos, professores  e demais profissionais da AASJN. Visto que conhecendo a temática podem se tornar multiplicadores, já que o conhecimento dos sintomas pode levar a identificação precoce da hanseníase. 

A hanseníase é causada por uma bactéria que afeta primariamente a pele e os nervos. A palestrante apresenta como se dá alguns  sinais e sintomas, manchas na pele (esbranquiçadas, amarronzadas e avermelhadas), mudanças na sensibilidade dolorosa, térmica e tátil entre outros que ocorrem no corpo.

Embora seja uma doença com tratamento e cura, só acontece o tratamento na rede do SUS, não tem medicação na rede particular, ainda  pode dificultar a busca pelo diagnóstico e o tratamento precoce do estigma social em que as pessoas carregam desde os tempos primórdios. Quanto mais cedo é descoberta, maior a chance do paciente evoluir sem sequelas, diminuindo as chances de transmissão.

As crianças fizeram muitos questionamentos e tiraram dúvidas referentes ao contágio e sobre a bactéria da hanseníase.

O associado e profissional da saúde, Rivaldo de Araújo Andrade, destacou a importância da parceria para compartilhar as informações essenciais sobre  hanseníase para comunidade, também sobre os serviços Básicos de Saúde, e se colocou à disposição para trabalhar  outros temas da saúde fundamentais para a comunidade  que a Associação Ação Social Jesus de Nazaré solicitar. 

O presidente Jocel Santiago de Araújo agradeceu a colaboração e contribuição dos profissionais de saúde, pois somente o conhecimento e falar sobre o assunto com familiares, amigos e vizinhos pode identificar a hanseníase precocemente. Essa parceria com a Unidade de Saúde é muito importante, já que temos uma diversidade de beneficiários e colaboradores na entidade que podem se tornar multiplicadores e ajudar a reconhecer os sintomas.

Deixe um comentário