Com uma missa temática realizada na Catedral Santa Teresinha pelo bispo da cidade, Dom Philip, e apresentações culturais realizadas no Ginásio de Esporte Irmã Beatriz, no último domingo, 5, a AASJN – Associação Ação Social Jesus de Nazaré, abriu as atividades do projeto de Integração Social Dom João José Burke, em Miracema Tocantins.
As apresentações de teatro, dança, música, quadrilha e esporte chamaram a atenção dos participantes que se manifestavam a cada apresentação.



Cida Rodrigues, que assistiu todas as apresentações com um dos filhos matriculados no projeto, disse que foi emocionante ver cada criança, jovens e adolescentes se apresentarem, ela afirma ainda, que Miracema nunca viu algo igual na cidade. “Ficamos encantadas com tudo que assistimos e foi naquele momento que tive mais certeza que meus filhos estão ingressando num projeto sério, que vai proporcionar obter novas experiências, partilhar conhecimentos, aproveitar o tempo ocioso e ter uma vida cultural diferente”, afirma.
O presidente da Câmara de vereadores da cidade, Carlos Miranda, destacou que o projeto transformará a história das famílias miracemenses e conclamou os munícipes para serem parceiros, “por isso, acreditamos que pela seriedade da entidade e com o apoio e colaboração da nossa comunidade, com certeza o projeto proporcionará uma vida cultural diferente,” destaca.
Em seu discurso o prefeito da cidade, Júnior Evangelista, ressaltou que desde o inicio apóia o projeto e continuará colaborando no que for necessário, “para que essas crianças tenham uma vida diferente, com mais educação, arte e cultura”, afirma.
O secretário estadual de Administração, Lúcio Mascarenhas, que representou o governo do Estado, afirmou conhecer os trabalhos desenvolvidos pela entidade e destacou parcerias realizadas com a instituição em outras ocasiões, “nós somos testemunhas dos resultados desta entidade na capital, com certeza, em Miracema esse apoio não faltará, pois o trabalho já rendeu bons resultados para sociedade”, disse.
Para o presidente do conselho deliberativo da AASJN e bispo da cidade, Dom Philip Dickmans, as dificuldades existem, os desafios são maiores “mas não temos medo de trabalharmos para proporcionar uma vida diferente às crianças e adolescentes desta cidade. Sei que o trabalho social é árduo, mas pensando nos benefícios que a comunidade tem, já compensa toda luta”, destaca.

A diretora regional de Ensino, Marlene Coelho, que deu o pontapé inicial na partida de futebol realizada, ressaltou a integração que o projeto irá proporcionar aos jovens do município e a valorização humana através da arte-educação.
O presidente da AASJN, Jocel Santiago, falou sobre os trabalhos realizados pela instituição, a importância dos parceiros e colaboradores, para o sucesso de cada projeto concretizado no Estado. Ele destacou ainda os serviços prestados pelos funcionários e voluntários, que “diuturnamente desempenham suas funções, pensando exclusivamente na sociedade tocantinense, apostando num futuro melhor para as pessoas atendidas, pois é desta forma que fazemos o diferencial na vida de cada família, por isso, realizamos um trabalho simples, mas surpreendente”, confirma.

Projeto de Integração Social Dom João José Burke
O nome do projeto é em homenagem a Dom João José Burke, segundo bispo de Miracema, que foi bispo na cidade de 25 de março de 1995 até 14 de Março de 2006.
O Projeto propõe oferecer atividades educacionais, dentro de uma linha de ação, que provoque envolvimento comunitário, adotando uma metodologia participativa, onde crianças e adolescentes sejam agentes de todo o processo educativo, e através das atividades de geração de renda possa ir melhorando a qualidade de vida das crianças e dos adolescentes atendidos, oportunizando o acesso à cultura, resgate da auto-estima, descoberta e desenvolvimento de suas habilidades artísticas.