Maio Laranja em debate  na Escola Estadual João Paulo II

No momento, você está visualizando Maio Laranja em debate  na Escola Estadual João Paulo II

Maria de Jesus Lopes de Brito e Selma Nascimento, membros da Associação Ação Social Jesus de Nazaré (AASJN), na sexta-feira, 24 de Maio, promoveram  uma roda de conversa com os estudantes da Escola João Paulo II, abordando a Conscientização da Campanha Nacional do mês Laranja de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento ocorreu nos turnos matutino e vespertino da instituição de ensino.

Durante a interação, foi enfatizada a importância de combater o abuso e a exploração sexual comercial de crianças e adolescentes. Destacou-se também a relevância histórica da data de 18 de Maio de 1973, dia do assassinato de Araceli, que, desde a aprovação da Lei Federal 9.970/2000, tornou-se oficial em todo o território brasileiro.

Maria de Jesus Lopes de Brito explicou aos estudantes o motivo da escolha da cor “Laranja” como símbolo da campanha. Ela destacou que a cor remete à lembrança da delicadeza dos desenhos feitos na infância e à necessidade de cuidado e proteção das crianças e adolescentes, comparando-os à flor de gérbera.

Por sua vez, Selma Nascimento destacou para os estudantes que as unidades escolares do Estado do Tocantins contam com uma equipe multiprofissional preparada para ouvi-los em situações de vulnerabilidade. Em casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, ela ressaltou que o Disque 100 é o principal canal de denúncia nacional. Informando aos alunos que suas identidades serão mantidas em sigilo, e que as denúncias servirão como disparadoras de ações de proteção às vítimas.