Maria de Jesus Lopes de Brito e Selma Nascimento, membros da Associação Ação Social Jesus de Nazaré (AASJN), na sexta-feira, 24 de Maio, promoveram uma roda de conversa com os estudantes da Escola João Paulo II, abordando a Conscientização da Campanha Nacional do mês Laranja de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento ocorreu nos turnos matutino e vespertino da instituição de ensino.
Durante a interação, foi enfatizada a importância de combater o abuso e a exploração sexual comercial de crianças e adolescentes. Destacou-se também a relevância histórica da data de 18 de Maio de 1973, dia do assassinato de Araceli, que, desde a aprovação da Lei Federal 9.970/2000, tornou-se oficial em todo o território brasileiro.
Maria de Jesus Lopes de Brito explicou aos estudantes o motivo da escolha da cor “Laranja” como símbolo da campanha. Ela destacou que a cor remete à lembrança da delicadeza dos desenhos feitos na infância e à necessidade de cuidado e proteção das crianças e adolescentes, comparando-os à flor de gérbera.
Por sua vez, Selma Nascimento destacou para os estudantes que as unidades escolares do Estado do Tocantins contam com uma equipe multiprofissional preparada para ouvi-los em situações de vulnerabilidade. Em casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, ela ressaltou que o Disque 100 é o principal canal de denúncia nacional. Informando aos alunos que suas identidades serão mantidas em sigilo, e que as denúncias servirão como disparadoras de ações de proteção às vítimas.






