LIBRAS UMA AULA DIFERENTE PARA PROFISSIONAIS DA AASJN

No momento, você está visualizando LIBRAS UMA AULA DIFERENTE PARA PROFISSIONAIS DA AASJN
Fotos: Íris Silva
  • Autor do post:

Com aula diferenciada, os funcionários e colaboradores da AASJN – Associação Ação Social Jesus de Nazaré, participaram nesta semana da aula inaugural da Libras – Língua Brasileira de Sinais.

No primeiro dia, os participantes conheceram a história da Libras como língua materna dos surdos e puderam praticar alguns sinais. Nesta quinta-feira, 8 de agosto, o público alvo terá um momento com os alunos surdos que estudam na Escola João Paulo II.

A ação na realizada na AASJN, por meio do projeto das Irmãs Filhas da Providência Para Crianças Surdas tem comoobjetivo proporcionarconhecimentoao público alvo sobre a Libras e desta forma ofertar um atendimento de qualidade para ossurdos.

Para a educadora Marinete Cruz, que participou da primeira aula, o aprendizado que está sendo adquirido vai facilitar a comunicação entre os alunos. “Enquanto profissionais devemos sempre nos atualizarmos, e a Libras é uma das formas de fazermos isso, o que possibilitará uma comunicação adequada e de qualidade, tanto na escola quanto em outro ambiente”, destaca a educadora.

As aulas da segunda turma do projeto para adultos, que iniciaram na terça-feira, seguem nesta quinta-feira, das 18h às 19h30, na Escola João Paulo II. Os profissionais interessados em participar devem procurar a secretaria da escola, naquadra 405Norte,Al 07, conj.HM02, lt 02./Palmas– TO.

As aulas são ministradas pelas educadoras e interpretes Irmãs Gelcina Margarida e Maria Avaneide.

Inclusão

 A Escola João Paulo II – Conveniada, que completa 15 anos em 2014, vem fazendo o diferencial no atendimento de inclusão dos alunos surdos, o que vem facilitar o processo de aprendizado da leitura e da escrita.

Somente este ano, sete crianças surdas estão estudando na escola, que trabalha em conformidade com a Lei de Diretrizes Básica da Educação. Os surdos, além de terem uma sala especial para estudar a língua materna, estudam junto com os ouvintes. Eles participam de todas as atividades escolares, e com o grupo de dança formado por surdos se apresentam em eventos diversificados.

 O projeto

Implantado na entidade em 2006, por meio da Congregação Irmãs Filhas da Providencia Para Crianças Surdas, o projeto tem como objetivo instruir e educar as crianças surdas, garantindo a estimulação da fala e alfabetização da Libras e demais áreas do conhecimento, proporcionando a comunicação total.

Em 2011, abriu espaço para funcionários e colaboradores da instituição, para desta forma haver a inclusão social das pessoas com surdez.

Deixe um comentário