Estudantes brilham em torneio de xadrez na Escola Estadual João Paulo II

No momento, você está visualizando Estudantes brilham em torneio de xadrez na Escola Estadual João Paulo II
Fotos: Selma Nascimento/ Ronicléia/ AASJN

Na manhã da sexta-feira, 7 de junho, estudantes dos turnos matutino e vespertino da Escola Estadual João Paulo II participaram do I Torneio de Xadrez, evento que foi parte do Projeto de Extensão Liga Acadêmica de Xadrez 2024 da Universidade Federal do Tocantins (UFT), e que foi um sucesso entre os adolescentes  enxadristas.

Os jogos ocorreram em tabuleiros oficiais, com relógios digitais, e a arbitragem ficou a cargo dos acadêmicos do Curso de Ciências da Computação da UFT. O estudante do 7 ano,  Guilherme Henrique, de 12 anos, destacou-se na competição, conquistando o primeiro lugar e levando para casa o troféu. Os participantes do segundo e terceiro lugares receberam camisetas da Liga de Xadrez.

Guilherme Henrique, que já sabia um pouco a jogar xadrez, relatou seu progresso: “Comecei a levar o xadrez mais a sério e me dediquei bastante na Jornada Ampliada da Escola João Paulo II. Treino todos os dias que têm aula de xadrez e evoluí bastante. Continuo estudando para melhorar ainda mais, e hoje, tenho mais paciência e facilidade no raciocínio estratégico.”

Eldinê Pimentel, gestora da unidade escolar, ressaltou a relevância do xadrez no desenvolvimento educacional: “As equipes envolvidas no projeto estão de parabéns. O envolvimento dos estudantes com o xadrez é fascinante. O xadrez desenvolve habilidades que aprimoram a aprendizagem e o convívio social, tanto dentro quanto fora da escola. Esta é uma iniciativa pedagógica multidisciplinar do programa Jornada Ampliada, da Secretaria Estadual de Educação estado do Tocantins, e este resultado do xadrez faz parte da parceria entre a UFT e a nossa escola, que prezamos pela qualidade e trabalhamos para oferecer todos os dias aos nossos estudantes.”

A competição foi organizada pelos acadêmicos da Disciplina Prática Extensionista 3 do curso de Ciências da Computação da UFT, demonstrando a importância da colaboração entre universidade e escola para a promoção de atividades educacionais enriquecedoras.