A Escola João Paulo II, que completou 14 anos no último domingo, 10 de março, mostra sua evolução em mais de uma década de existência, e para comemorar a data, a escola recebeu o Ícone de Nossa Senhora da Sabedoria, ocasião em que os alunos apresentaram música e teatro, atividades que aprenderam em sala de aula. As comemorações da data seguem durante a semana, dentro do planejamento de cada professor.
Marinete Andrade, que iniciou há 10 anos no projeto, destaca que cresceu profissionalmente juntamente com a evolução da escola. “Quando iniciei aqui, no ano de 2003, como Auxiliar de Serviços Gerais, eu tinha vontade de colaborar não só na organização do ambiente, mas na educação dessas crianças. Então, por incentivo de toda equipe escolar e dos meus familiares resolvi cursar o ensino superior, e hoje, já formada, ajudo a levar educação diferenciada às crianças desta escola”.

Quem não se cansa de mostrar toda empolgação dentro da escola, é o pequeno Diogo Rocha dos Santos, aluno iniciante no projeto, ele disse, que além de estudar é apaixonado por música. Por isso, providenciou um microfone e na hora do recreio faz aquela festa com os coleguinhas.

Vânia Souza, mãe da aluna Ana Ana Beatriz Matos, conta que depois que a filha entrou na escola o comportamento da menina mudou e pelo pouco tempo que está estudando já aprendeu muita coisa. “Desde quando começou estudar evoluiu bastante, já conhece as cores, as letras, tem noção de quantidade, espaço e tempo. A escola é ótima, ela gosta da professora, dos coleguinhas e ama fazer as tarefinhas”, disse a mãe.
A diretora da escola, Eldinê Pimentel, destaca que o diferencial está no trabalho em conjunto que a equipe realiza, visando oferecer uma educação de qualidade aos alunos. “Para isso, realizamos capacitações com funcionários, parcerias com entidades públicas e privadas, comunidade e todos os projetos desenvolvidos pela Associação Social Jesus de Nazaré. Todo esse empenho traz beneficio para a comunidade escolar, como os alunos que venceram os concursos: Festival do Sesc 2011/2012 e Fest 2012. Todo empenho e trabalho realizado só nos motiva trabalhar cada vez mais”.
Os alunos da Escola contam com diversos projetos que ajudam no desenvolvimento do ensino-aprendizagem, dentre eles estão o Arte na Escola, Mais Educação, esporte, laboratório de informática.
Escola João Paulo II – conveniada
Foi o primeiro projeto desenvolvido pela AASJN – Associação Ação Social Jesus de Nazare, que iniciou em 10 de março de 1999, com o nome Pré-escola Santa Marcelina, em homenagem as Irmãs de Santa Marcelina. Na época, 60 crianças estudavam no pré-escolar visando a inclusão social de crianças da região Norte de Palmas, que por falta de oportunidade, passavam essa fase da vida sem nenhuma atividade que proporcionasse uma base sólida para o ensino fundamental. Gradativamente foi expandindo suas atividades e em homenagem ao Papa João Paulo II, passou a chamar Escola João Paulo II.
Atualmente conta com 2 unidades de ensino (503 Norte e 405 Norte), sendo ensino infantil e fundamental, atendendo anualmente mais de 700 crianças na faixa etária de 04 a 10 anos de idade.
Icone de Nossa Senhora
O Ícone de Nossa Senhora da Sabedoria está visitando as escolas católicas de Palmas, desde o dia 2 de março, cidade que permanece até o dia 16 deste mês, até esta segunda-feira, 11, já tinha visitado cinco instituições.
Na escola João Paulo II, o Ícone foi recebido com música e teatro pelos alunos. À noite, na Igreja Sagrada Família acontece uma missa, e amanhã a comunidade escolar despede do símbolo com outras apresentações.

Ícone Sedes Sapientiae, mais conhecido como Ícone de Nossa Senhora da Sabedoria. É uma obra do artista esloveno e Padre Jesuíta Marko Rupnik, que retrata a Virgem Maria com o Menino Jesus no colo, a partir de uma estética que remete à tradição medieval na cristandade ocidental e oriental. Abençoado pelo Beato João Paulo II durante o Jubileu das Universidades, realizado em Roma no ano 2000, o Ícone foi doado às Instituições educacionais católicas do mundo e, é a primeira vez que vem ao Brasil. (Com informações da Arquidiocese de Palmas)