Palmas Tocantins, 27 de novembro de 2013: Sob aplausos e muita emoção, os alunos da Escola João Paulo II – Conveniadarealizouna terça-feira, 26 de novembro, a culminância do projeto Gotas de Incentivo.
Os diversos alunos que apresentaram uma síntese do livro O Meu Pé de Laranja Lima, emocionaram a comunidade escolar.
A professora Maria Brandão, que foi homenageada pelos estudantes chorou ao ver seus alunos apresentando, e destacou que um deles tem problema visual. “Essa criança tem a visão comprometida, e ler dessa forma é emocionante demais. Ele chegou aqui sem conseguir ler ou caminhar direito, e hoje nos surpreende assim”. Disse.
Tamanha emoção veio do presidente da Associação, Jocel Santiago, que alem de ser homenageado pela turma, juntamente com os demais participantes, parabenizou toda equipe escolar pelo trabalho realizado. “Foi muito emocionante ver essas crianças apresentando, isso mostra o quanto é gratificante o nosso oficio e que a educação transforma vidas”. Falou emocionado.
A diretora da escola, Eldinê Pimentel e a coordenadora da Educação Infantil, Maria do Carmo, que relembraram o período que estudavam a mesma serie, destacaram a importância do projeto para o aprimoramento do aprendizado dos alunos na unidade de ensino.
Toda programação do evento foi traduzida em LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais, para alunos surdos, pela professora e interprete Irmã Gelcina profissional atuante na escola.
Participaram do evento alunos, professores, diretora, coordenadora e o presidente da Associação Ação Social Jesus de Nazaré.

Incentivo a leitura
O projeto aconteceu de 20 de agosto a 27 de novembro, período em que os alunos do quinto não, leram, pesquisaram, assistiram e interpretaram a estória do livro O Meu Pé de Laranja-Lima, de José Mauro Vasconcelos, um clássico da literatura lnfanto-juvenil.
Outros projetos de incentivo à leitura acontecem na escola durante todo o ano, dentre eles estão: Mediadores da Leitura, Sustentabilidade, Pasta: vamos ler e Baú da Leitura e Biblioteca Itinerante. O que faz com que os alunos da Escola João Paulo II- Conveniada se destaque em concursos e festivais, como exemplo, no Festival de Causo e Poesia Declamada do Sesc Tocantins, que inicia hoje e termina dia 30 de novembro.
No total seis alunos do João Paulo II, concorrem uma das vagas, em duas categorias: Contação de História: 1º Ronald Moreira, 3º ano vespertino; 2º Adna Wellen, 4º ano vespertino e 3º João Vitor Lopes, 4º ano vespertino; Declamação de Poesia: Catharina Oliveira, 4º ano vespertino; 2º Danielly Nunes, 4º ano vespertino, e 3º José Antônio, 4º ano vespertino.