Palmas Tocantins, 13 de dezembro de 2016: Em reconhecimento ao trabalho que a Associação Ação Social Jesus de Nazaré – AASJN desenvolve no Estado do Tocantins, o presidente da entidade, Jocel Santiago, recebeu das mãos do Arcebispo de Palmas, Dom Pedro Brito Guimarães, o Prêmio Odair Firmino. A instituição foi a única do Tocantins a ser premiada em 2016.
O prêmio foi entregue na segunda-feira, 12, na primeira noite da V Mostra de Artes Integradas – O Verdadeiro Sentido do Natal, realizada pela AASJN, o qual foi enviado à entidade pela Cáritas Brasileira, organizadora do referido prêmio, que nesta edição premiou 60 entidades do país que disseminam e divulgam da cultura de solidariedade.
Em seu discurso o Arcebispo de Palmas, Dom Pedro Brito Guimarães, destacou a importância do prêmio para entidade, ações que desenvolve em prol da comunidade e convidou aos atendidos nos projetos e seus familiares a valorizarem ainda mais o trabalho que a instituição realiza. “Eu posso dizer para vocês que AASJN é a maior obra social de Palmas, que tem determinação e continuidade. Vocês que são pais, mães e filhos devem agradecer a Deus pelo trabalho incansável que é realizado para todos”. Destacou o arcebispo.
Ao receber o prêmio, o presidente da AASJN, Jocel Santiago, emocionado dedicou o reconhecimento obtido a todos os coordenadores, alunos, pais, voluntários, apoiadores, parceiros e demais colaboradores dainstituição, ressaltando que “um dos nossos objetivos é levar a boa nova às essas crianças e adolescentes que tanto nos honra, e essa premiação veio coroar o trabalho desenvolvido nesses 18 anos, o que aumenta e muito a nossa responsabilidade de levar arte-educação de qualidade para as pessoas”. Disse o presidente.
E para comemorar o prêmio que ficará marcado na história da instituição, o presidente convidou o ex-aluno Isack, estudante da Fundação Universidade do Tocantins, para tocar uma música em homenagem à conquista e dedicar ao arcebispo.
Prêmio /Odair Firmino
O prêmio leva o nome de Odair Firmino, vice-presidente de Cáritas Brasileira (1999-2007), ele nasceu em 22 de junho de 1945 em Ipameri (GO) e faleceu em 5 de julho de 2008 em Anápolis (GO). Sua missão, antes como franciscano e depois como agente da Cáritas, foi incansável diante da exploração, do abandono e da exclusão de pessoas e comunidades. Diante da violência que sempre atinge mais duramente os empobrecidos, especialmente negros, jovens e mulheres, Odair promoveu a paz verdadeira. Sempre solidário com os que foram perseguidos por lutarem pela causa da justiça.