Palmas Tocantins, 18 de maio de 2020: Dia 18 de maio é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, data escolhida para ajudar a combater esse tipo de violência e relembrar também o crime hediondo cometido contra “Araceli”, no ano de 1973, em Vitória no Espírito Santo, menina que na época tinha 8 anos, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média, crime que continua impune.
A data comemorativa foi instituída no dia 17 de maio de 2000, por meio da lei nº 9.970, com intuito de ajudar a combater a exploração que tanto destrói sonhos, famílias e vidas.
Na AASJN diversos projetos são desenvolvidos para crianças e adolescentes, os quais oferecem cursos de bateria, dança, esporte, música, teclado e violão, onde esse público tem a oportunidade de participar gratuitamente e desenvolver suas habilidades nas diversas áreas. Além de participarem de formações relacionadas à criança e ao adolescente.
Para o presidente da AASJN, Jocel Santiago, a entidade oportunizando crianças e adolescentes a praticarem algum tipo de arte e proporcionando o empoderamento delas. “Com certeza essas crianças e adolescentes atendidas nos nossos projetos terão uma educação cultural diferenciada e estarão cientes dos seus direitos perante a sociedade, o que facilita o combate a qualquer tipo de violência contra elas”. Destaca o presidente.