Palmas Tocantins, 18 de maio de 2015: Beatriz Silva Santiago, 16 anos, é a adolescente que representará a Associação Ação Social Jesus de Nazaré – AASJN na Conferência Estadual dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente, a realizar em data a ser definida.
A adolescente que durante toda a VIII Conferência Municipal dos Direitos Humanos da Criança e do adolescente, realizada no final de semana, reivindicou os direitos e deveres das Crianças, jovens e adolescentes da Capital, usou como argumento para plenária o aprendizado que teve em sua primeira conferência, a força e a vontade que tem para defender os seus representados.
Segundo Beatriz, o desejo de participar da Conferência Estadual veio logo após as discussões que ocorreram durante dois dias. “Aqui colocamos nossas opiniões, podemos ser ouvidos, além de sermos as pessoas mais importantes nesse debate, e com certeza, na estadual, faremos a diferença, pois nossa voz será levada em consideração”, destaca a adolescente.
Como suplente de Beatriz, a plenária delegou Deyson Rodrigues Lima, 8 anos, aluno do projeto Arte-Fato. Os dois agora tem a missão de juntamente com mais dois jovens estudarem estratégias que defenda os direitos de cada criança, jovem e adolescente. No total, onze pessoas e seus suplentes foram escolhidas como delegados, as quais representam órgãos que defendem os direitos das crianças e adolescentes na Capital.
AASJN/CONFERÊNCIA
Vinte e cinco crianças, jovens, adolescentes e educadores da AASJN participaram da conferência realizada pelo Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente de Palmas – CMDCA, a qual debateu o tema “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes – Fortalecendo os Conselhos dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente”, que foi dividido em cinco Eixos Temáticos.
Na abertura oficial do evento, ocorrida na quinta-feira, 14, o grupo Tambores do Arte-Fato realizou uma apresentação cultural que alegrou o público presente. Na sexta-feira, 15, participaram das discussões nos diversos grupos formados e posteriormente apresentaram na plenária o resultado dos debates.
Para o presidente da entidade, Jocel Santiago, a participação dos alunos e educadores “mostra o zelo que temos com o nosso público e a importância de estarmos aprimorando cada vez mais os conhecimentos na área, e assim, continuar prestando um trabalho social de qualidade”, destaca o presidente.

