Palmas Tocantins, 29 de outubro de 2018: Com palestra e mensagens, danças e coreografias, músicas e sorteios, a Associação Ação Social Jesus de Nazaré – AASJN levou para os palcos do Ponto de Cultura Arte-Fato Centro de Criatividade, informações sobre câncer de mama.
As apresentações ocorreram na Noite Cultural Outubro Rosa, e foram realizadas por acadêmicas da Universidade Federal do Tocantins – UFT, alunos dos projetos Arte-Fato, Escola de Música Jesus de Nazaré e Educação Para Surdos.
Para destacar os cuidados, sinais e sintomas, onde e quando deve procurar o especialista, as acadêmicas do Curso de Enfermagem da UFT, Beathriz Santiago e Thalita Araújo, palestraram sobre Câncer de Mama.
Já os alunos das turmas de violão, teclado, bateria e Prática de Conjuntos, dos professores, Alex Sandro, Daniel, Jocel e Sales, apresentaram diversas músicas que tocaram no coração de cada participante.
As professoras Evellyn Karollyne e Monyque Samara, comandaram os alunos das turmas de ritmos, hip-hop e balé, oportunidade em que várias coreografias sobre o tema foram apresentadas, além de proporcionar às participações das mulheres e homens que estavam na plateia. Todos aprenderam sobre o câncer de uma forma bem dinâmica.
Os alunos do projeto Educação Para Surdos, comandos pelas professoras e Intérpretes, Avaneide Bulhões, Gelcina Margarida e Renata; e pela professora de dança, Andressa Andrade, levaram para o palco 1, a música Sou Favela e pot-pourri de músicas internacionais. O público presente levantou às mãos e balançaram, o que significa aplausos em Libras.

A cantora Regina, convidada que animou o local antes da abertura do evento, interpretou diversas canções do cenário musical nacional. Ela também foi ovacionada por cerca de 400 pessoas participantes do evento.
Já a turma de teatro, comandada pelo professor João Welson, recepcionou com teatro de pantomima cada pessoa que foi até o local prestigiar o evento.
A vice-presidente da AASJN, Rosalina Moreira de Jesus, falou aos participantes sobre a importância do aprendizado dos alunos e da temática debatida na noite. “Aqui os filhos de vocês não aprendem só dançar, tocar ou encenar, eles aprendem exercer a cidadania, empoderando sobre os diversos assuntos discutidos na sociedade. E nesta Noite Cultural, vocês terão a oportunidade de conhecer mais sobre o que eles trabalharam com os professores durante o mês e conhecer mais sobre esse movimento internacional, que é o Outubro Rosa”. Destacou Rosalina.
Noite Cultural
As apresentações culturais ocorreram na Noite Cultural Outubro Rosa, ocorrida no dia 27 de outubro. A próxima Noite Cultural ocorrerá dia 20 de novembro de 2018, e terá como tema: Consciência Negra.
Histórico
O movimento Outubro Rosa Surgiu na década de 90, nos Estados Unidos, com intenção de estimular a participação popular no controle do câncer de mama. Com isso, o movimento foi se expandindo, e é comemorado internacionalmente com intuito de compartilhar informações e promover conscientização sobre a importância da descoberta precoce da doença.

