Ascom AASJN – Íris Silva
Palmas Tocantins, 24 de setembro de 2021: A Associação Ação Social Jesus de Nazaré – AASJN por meio do Projeto Educação Para Surdos, realizou nos dias 23 e 24 de setembro a Culminância da Semana Nacional do Surdo, apresentações ocorreram na sede da Escola João Paulo II – Conveniada e na Plataforma Google Meet com alunos e instrutores do Projeto Arte-Fato e comunidade em geral.
Na quinta-feira, 23, na roda de conversa realizada com alunos da Escola João Paulo II – Conveniada, a intérprete Gelcina Vindilina Margarida, abordou a importância da comunicação em Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS para a comunidade surda, a acessibilidade e acolhimento do ouvinte com a pessoa surda.
Nesta sexta-feira, 24, via plataforma Google Meet, alunos, pais e comunidade em geral tiveram a oportunidade de conhecer a história, as dificuldades enfrentadas e conquistas alcançadas, bem como a importância da Lei 14.191, sancionada em 3 de agosto de 2021, a qual insere a Educação Bilíngue de Surdos na Lei Brasileira de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – Lei 9.394, de 1996).
Para a professora, intérprete de Libras e coordenadora do projeto, Gelcina Vindilina Margarida, foram momentos importantes para levar informações aos alunos e comunidade sobre a semana nacional do surdo tanto na escola quanto no projeto cultural. “Pois a interação entre surdos e ouvintes face necessário dar o primeiro passo aprendendo sinais básicos para uma primeira aproximação e efetivação de dialogo com a pessoa surda”. Disse a Coordenadora.
O projeto
O projeto Educação para Surdos foi desenvolvido pela Associação Ação Social Jesus de Nazaré – AASJN em 2006, em parceria com as irmãs Filhas da Providência Para Crianças Surdas. Após a Congregação fechar a casa em Palmas, a AASJN deu continuidade ao projeto, ampliando para a comunidade, sendo coordenado pela professora e intérprete de Libras, Gelcina Vindilina Margarida.
Maravilha!!! Esta escola e nota 10😘