BATIDAS DO ARTE-FATO NO DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA E DO DOADOR VOLUNTÁRIO DE SANGUE

No momento, você está visualizando BATIDAS DO ARTE-FATO NO DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA E DO DOADOR VOLUNTÁRIO DE SANGUE
Foto: íris Silva

Ao som das batidas dos Tambores do Arte-Fato, os alunos do Ponto de Cultura Arte-Fato Centro de Criatividade comemora o Dia Nacional da Consciência Negra, que ocorre dia 20 de novembro. A apresentação que será realizada às 20 horas, no Colégio Estadual Professora Darcy Chaves C. dos Santos, em Palmas Tocantins, está dentro do projeto intitulado “Consciência Negra”, desenvolvido pela referida unidade de ensino.

No evento, que tem como objetivo divulgar a cultura Afro descendente, 15 crianças e adolescentes as quais compõem os Tambores do Arte-Fato leva os diversos ritmos que homenageia Zumbi dos Palmares, personagem histórico da cultura brasileira.

Para a coordenadora do Ponto de Cultura Arte-Fato, Layse Vilanova, a apresentação cultural dos alunos do projeto nessa data histórica é muito importante. “Principalmente porque é um dia marcado pela luta contra o preconceito racial e inferioridade da classe perante a sociedade. E para nós levarmos a cultura do país, por intermédio dos nossos alunos é imensurável, pois irão trocar experiências e compartilhar conhecimento com os demais estudantes”.

O Dia da Consciência Negra

É comemorado para lembra o sofrimento dos negros no decorrer da história, desde a colonização do país com o intuito de garantir seus direitos sociais.

Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue.

Outra apresentação que levará alegria aos doadores voluntários de sangue é a do grupo de dança Hip Hop do Arte-Fato, a qual será realizada às 10h20, no dia 23 de novembro, no Hemocentro Coordenador de Palmas, na festa que faz alusão ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. Na ocasião a Associação Ação social Jesus de Nazaré, realiza a 5ª campanha de doação de sangue, sob o tema Dia da Boa Ação: porque salvar vida é uma BOA!.

Ponto de Cultura Arte-Fato

É um projeto desenvolvido pela AASJN, entidade que desde 1998, realiza atividades de arte-educação para crianças, adolescentes, jovens e adultos da região Norte da Capital. Em 2011, iniciou as discussões para expansão das atividades para Miracema Tocantins. 

Em 2010, foi escolhido como um dos dez pontos de Cultura da Capital, por meio de convênio firmado com a Prefeitura Municipal de Palmas e intermédio da Fundação Cultural de Palmas, Governo Federal – Ministério da Cultura. Além de contar com parcerias dos Amigos da Bélgica e de pessoas da comunidade.

Em 2013, recebeu o Selo Itaú-Unicef, por desenvolver projeto social para crianças jovens e adolescentes na Capital.

Deixe um comentário