Palmas Tocantins, 8 de maio de 2020: Pintar, desenhar, esculpir, fazer colagens, gravuras, escultura, mosaicos, instalações artísticas, essas são algumas das variadas formas de artes que o artista plástico tem para mostrar as aptidões que tem, as quais muitas vezes passam até despercebidas, mas que neste dia 8 de maio, Dia do Artista Plástico Brasileiro, ficam mais expressas.
É esse profissional que a Associação Ação Social Jesus de Nazaré – AASJN homenageia, por meio do instrutor das turmas de desenho e pintura, José Alves, que neste período de pandemia está realizando ativamente com os alunos, as atividades de forma remota.
Tanto alunos quanto instrutores estão mostrando de forma plural a sensibilidade que cada qual tem no domínio das técnicas de criação. Essa forma de expressão para quem busca a área, possibilita uma carreira profissional, onde ele cria obras utilizando diversos elementos visuais conforme a criatividade desenvolvida.
De acordo com o instrutor José Alves, essa arte é uma designação dada ao conjunto constituído pela arquitetura, escultura, arte gráfica e artesanato artístico, que envolve uma série de fatores, criatividades e técnicas.

“Ela é um dom que a pessoa recebe de Deus, e dentro de uma carreira de estudos a pessoa vai aprimorando e se tornando profissional, por isso a AASJN por meio do curso de desenho e pintura vem descobrir esses artistas para passarmos para ele a importância de aprenderem sobre desenho e pintura e futuramente se tornarem um profissional da área”. Ressalta José.
Dia do Artista Plástico Brasileiro
A data surgiu para homenagear o pintor brasileiro José Ferraz de almeida Junior, considerado um dos ícones mais importantes das artes plásticas no Brasil, ainda no século XIX, o qual nasceu em 8 de maio de 1851, na cidade de Itu, interior de São Paulo.
É importante ressaltar a data foi declarada oficialmente como Dia do Artista Plástico Brasileiro, no ano de 1950.