Palmas Tocantins, 26 de outubro de 2013 – “Mudança de atitude, transformação de ideias, uma pessoa melhor, pois o bullying prejudica não só quem sofre, mas quem comete. Antes da peça eu não sabia direito o real significado desse tipo de preconceito, agora entendi o quanto isso prejudica as pessoas”.
Foram com essas palavras que Pedro Henrique da Silva, 11 anos, ator principal da peça e aluno da oficina de teatro, realizada no Ponto de Cultura Arte-Fato, descreveu a participação dele na peça Bangue Bangue Você Morreu, que fala sobre a prática do bullying.
Gilcilene Rodrigues da Silva, mãe do aluno, João Victor, também da oficina de teatro, destacou o significado da peça para as famílias. “Tudo que foi retratado é muito real devido essa pratica acontecer em todos os lugares, é algo muito sério, e isso provoca mudança de atitudes. Essa reflexão serve para os pais prestarem mais atenção nos filhos, para as escolas desenvolverem mais esse tipo de palestra, para mudar algumas atitudes que provocam mudanças nas famílias”.
Roda de conversa
Antes da apresentação da peça teatral, a assistente social e estudante de psicologia, Kathy Menten, realizou uma Roda de Conversa, com diversas dinâmicas, abordando de forma bem popular o tema. Na ocasião, ela destacou a parceria com o projeto, “que vem enriquecer e proporcionar conscientização nas pessoas sobre essa pratica tão comum e que deve ser mudada”.
A peça teatral que irá percorrer as diversas escolas da Capital é dirigida pela educadora social, Edriana dos Santos, e é formada por alunos do Ponto de Cultura Arte-Fato, realizado pela AASJN – Associação Ação Social Jesus de Nazaré, por meio de convenio com a Fundação Cultural de Palmas para atender crianças e adolescentes entre 7 e 17 anos, nas oficinas de teatro, percussão, dança, violão e bateria.