Os alunos do Ponto de Cultura Arte-Fato, leva cultura a diversos pontos da Capital, na quinta-feira, 6 de junho, os alunos realizaram na região Norte de Palmas, um Sarau literário em Homenagem a Vinicius de Moraes. Já o grupo Tambores do Arte-Fato, levou muita música e alegria aos visitantes da Feira da 1106 Sul.
No Sarau, os alunos participantes da oficina de teatro, apresentaram um pouco da história de Vinicius de Moraes, que levou muita crônica, dramaturgia, diplomacia, interpretação, poesia e música, dentro e fora do Brasil.
A história do artista, conhecido mundialmente, encantou o aluno Pedro Henrique, que declamou uma poesia de Vinicius de Moraes. Para ele, aprender mais sobre a vida de Vinicius foi “uma ótima chance de aprofundar mais sobre a vida de um dos maiores nomes da literatura brasileira”, destaca.
No palco da Feira Coberta da 1.106 Sul, o grupo Tambores do Arte-Fato arrancou gritos, aplausos e admiração dos feirantes e participantes da feira, que na ocasião, participavam do lançamento da campanha do Dia Nacional de Combate e Prevenção ao Trabalho Infantil, comemorado no dia 12 de junho.
A primeira-dama da capital, Glô Amastha, que assistiu a apresentação cultural, elogiou e cumprimentou todas as crianças pelo trabalho realizado. Além de destacar que essa “belíssima apresentação é educação e cultura, e não trabalho infantil, vocês estão de parabéns”, disse.
Na ocasião, o presidente da AASJN, Jocel Santiago, após convidar a primeira-dama para conhecer o projeto, recebeu uma resposta positiva de Glô Amastha.
Participaram da programação cultural, pais, alunos, convidados, feirantes e participantes dos locais em que os eventos aconteceram.
Sarau
É a culminância do projeto o “Letras em Cena com Vinicius de Moraes”, que tem como principal objetivo homenagear o compositor, dramarturgo, jornalista e poeta Vinicius de Moraes, mais conhecido como “Poetinha”, além de oportunizar aos educandos de todas as oficinas realizadas no Ponto de Cultura Arte-Fato, o acesso ao universo literário mobilizado pela poesia, levando-os a construírem uma relação diferenciada com a linguagem, e, conseqüentemente, tornarem-se competentes leitores e produtores de textos.
O Sarau literário continua nesta sexta-feira, 7, à partir das 16h, no Ponto de Cultura Arte-Fato localizado na 307 Norte, Al 21, APM 02 (próximo a Praça da 307)
Tambores do Arte-Fato
Composto por alunos da oficina de percussão do Ponto de Cultura Arte-Fato, o grupo realiza apresentações culturais nos diversificados eventos de Palmas e Tocantins.
Ainda este mês, o grupo Tambores do Arte-Fato se apresenta em outros eventos na Capital, como o que acontece no dia 14, no Ministério Público, local em que será realizado debatido os direitos da Criança e adolescente.
Arte-Fato
O ponto de cultura Arte-Fato é desenvolvido pela AASJN – Associação Ação Social Jesus de Nazaré em parceria com a prefeitura municipal de Palmas, por meio de convênio firmado com a Fundação Cultural, Governo Federal – Ministério da Cultura.