Palmas Tocantins, 22 de setembro de 2014: Diversos alunos do projeto de Integração Social Dom João José Burke participaram em Palmas, no final de semana, da peneira da Guerreirinhos Escolinha de Futebol Oficial do Fluminense.
A avaliação realizada nos dias 20 e 21 pelo observador técnico Carlos Eugenio de Alvarenga Cintra Júnior, do departamento do Fluminense em Xérem, teve o intuito de avaliar e selecionar atletas para as categorias de Base do Fluminense do Rio de Janeiro.
No primeiro dia da avaliação cerca de 30 alunos do projeto participaram, sendo que, 17 foram selecionados para a peneira do segundo dia, os quais disputaram com atletas de todo o Tocantins. O resultado oficial da avaliação será divulgado pelo diretor da Escolinha Palmas Washington Lima, durante a semana, para os familiares dos atletas.
Para os participantes do projeto de ISDJB, o importante foi poder participar e interagir com outros atletas. Foi o que afirmou Daniel Gomes da Silva, que mesmo com um sol escaldante não deixou de mostrar o futebol que vem desempenhando no projeto. “Graças ao projeto tive a oportunidade de vir aqui competir com tantos atletas, e se eu for o escolhido vai ser uma ótima oportunidade, caso contrário, de outra vez pode acontecer”, disse o aluno.
O mesmo pensamento é do aluno Jefeson Lemes da Silva, que fez bonito em campo e voltou para Miracema com muita experiência na bagagem. “Foi muito bom ter participado, jogar para uma pessoa nos ver, e com o incentivo que temos no projeto só iremos crescer como pessoa, pois o esporte proporciona o nosso desenvolvimento como pessoa, seja em campo ou na escola”, disse o aluno.
Incentivo
As mães dos alunos também destacaram a importância do incentivo que a AASJN dar ao esporte.
“O trabalho educacional de incentivo ao esporte que a instituição realiza é fundamental, pois trabalha o ser humano de uma forma geral, respeito, cidadania, dentre outros aspectos que fazem com que as crianças aprendam algo para a vida. Ao invés de estarem na rua, sem nenhuma atividade, estão sendo educado”, foi o que disse Eliane Lemes Viegas, mãe de Jeferson.
Ela ressalta ainda que ganhando ou perdendo numa competição, o mais importante é “a experiência adquirida, e isso é valido para a vida toda”.
No final da peneira, após ouvirem o avaliador e o diretor da Escolinha, o presidente da entidade, Jocel Santiago, e a coordenadora do projeto de ISDJB, Márcia Torres, conversaram com pais e alunos, dando palavras de incentivo e motivação, ressaltando sempre a importância do estudo na vida de cada atleta.

