ALUNOS DA ZONA RURAL SÃO DESTAQUES NA OBMEP 2017 E FARÃO SEGUNDA FASE DIA 16 DE SEMTEBRO

No momento, você está visualizando ALUNOS DA ZONA RURAL SÃO DESTAQUES NA OBMEP 2017 E FARÃO SEGUNDA FASE DIA 16 DE SEMTEBRO
Fotos: Íris Silva

Palmas Tocantins, 14 de setembro de 2017: Os alunos Josiel Carneiro Pereira, 7º ano; Valdilene Gomes da Silva, 6º ano; Alyson Barros Virgínio, 9º ano e Ana Beatriz Alves Feitosa, 9º ano, que estudam na Escola Municipal de Educação do Campo Santa Marina, em Miracema do Tocantins e no Projeto Santa Marina, desenvolvido pela Associação Ação Social Jesus de Nazaré – AASJN, na zona rural da cidade, são destaques na 13ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP 2017.

Esses estudantes farão a segunda fase da olímpiada, no sábado, 16 de setembro, das 14h30 às 18h, e concorrerão com mais de 900 mil alunos a uma das 500 medalhas de ouro, 1.500 de prata, 4.500 de bronze e uma das 46.200 menções honrosas, que serão distribuídas pela OBMEP.

Para a diretora da escola, Lidiane da Conceição Lopes, e o coordenador do projeto, Cristóvão Alves, foi o esforço conjunto da unidade de ensino, projeto e alunos que proporcionou eles galgarem esse feito, o que para equipe escolar já é uma vitória, e mostra que as adversidades para quem quer não são motivo de derrota e sim estímulo para vitória. “Afinal estamos no campo, poucos acesso a recursos diversificados, uma estrutura precária, mesmo assim fazemos acontecer, utilizando o pouco de forma criativa e motivando sempre nossos alunos. Prova disso são os resultados.” Destacaram.

Essa confirmação vem dos quatro alunos que farão a prova, eles que não medem esforços para aprimorarem os conhecimentos utilizam os meios disponíveis para pesquisarem, assim o espaço reservado à pesquisa na escola tem a presença garantida de ambos, sendo a matemática uma das disciplinas que merece destaque. 

 “Passamos com tranquilidade para a segunda fase, sabemos do grau de dificuldade dessa fase, mas não mediremos esforços para fazermos uma boa prova, pois na primeira fase os conteúdos eram o que estudávamos na escola e em casa também, agora o grau de dificuldade é bem maior, mas vamos confiantes fazermos a prova”. Disseram os alunos.

Conforme informações divulgadas pela OBMEP, a competição, em sua primeira fase contou com a participação de 18,2 milhões de inscritos em todo o Brasil. E nesta segunda edição cerca de 1 milhão de estudantes incluindo as escolas privadas pela primeira vez farão a prova. Sendo que, dos 941.594 aprovados para essa fase, 903.719 são de escolas públicas e 37.875 de privadas. Os vencedores serão conhecidos no dia 22 de novembro, quando o resultado será publicado no site da OBMEP.

OBMEP

Criada em 2005, é uma realização do Instituto de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM e recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC e do Ministério da Educação -MEC.

Escola/projeto

A Escola Municipal de Educação do Campo Santa Marina, fica cerca 51 km do centro da cidade, localizada no Assentamento Campos Belos – conhecido como Ilha da Ema. Os alunos que farão a segunda fase da OBMEP moram nas regiões dos Pilões, Seriema e Ilha Verde. No local, a entidade desenvolve projeto social nas áreas de arte, esporte e meio ambiente, atividades coordenadas pelo professor Cristóvão Alves.

Deixe um comentário