A aluna Maressa Lopes Neves, 10 anos, aluna das oficinas de dança e percussão, do Ponto de Cultura Arte–Fato Centro de Criatividade, está se preparando para representar o Tocantins na 12ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, que acontecerá no próximo mês de novembro, em Brasília/DF.
Maressa, no início do mês de setembro, participou da etapa estadual da Conferência da Criança e do Adolescente, e, em maio, esteve na Conferência Municipal de Palmas, https://acaosocialjesusdenazare.org.br/?p=7543. O Estado participará da Conferência Nacional com representantes de outros municípios do Tocantins.
Ao participar das conferências, Maressa foi adquirindo experiências sobre as políticas públicas necessárias para garantir a proteção integral das crianças e dos adolescentes. E ela representará como delegada as crianças na Conferência Nacional.
12ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (12ª CNDCA)
Nesta edição, o tema será “A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia da covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”.
O tema será abordado nas discussões dos eixos temáticos que são: promoção e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes no contexto pandêmico e pós-pandemia; enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da pandemia da covid-19; ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos seus direitos, durante a pandemia e pós–pandemia.
Os dois outros temas são: participação da sociedade na deliberação, execução, gestão e controle social de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes considerando o cenário pandêmico e o último será a garantia de recursos para as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes durante a pandemia da covid-19.