Palmas Tocantins, 14 de setembro de 2018: Adolescentes e jovens do Ponto de Cultura Arte-Fato Centro de Criatividade participaram da reunião com mobilizadores do Selo Unicef em Palmas. O encontro ocorreu no dia 13 de setembro, na sede do projeto, o qual teve como objetivo explicar e inserir os adolescentes no Núcleo de Cidadania dos Adolescentes – NUCA uma das ações do Selo Unicef Palmas Tocantins.
O NUCA tem como proposta articular adolescentes para que mudem a realidade dos locais onde vivem, por meio de formação e atividades que promovam a transformação.
Conforme a mobilizadora do Selo em Palmas, Beatriz Ribeiro, os adolescentes da Capital inseridos no NUCA se encontrarão para debaterem a respeito dos seus direitos. “Realizando algumas atividades para garantir os direitos deles, principalmente o direito a participação, que é o direito que dá voz ao adolescente, para eles serem reconhecidos como quem sabe do que precisam, porque não tem como a gente resolver as coisas pelo adolescente sem saber realmente do que eles estão precisando.” Disse a mobilizadora.
Os adolescentes que participaram da reunião se cadastraram dentro da plataforma chamada U-Report, que é uma plataforma do Unicef, em nível mundial, a qual foi feita para escutar os jovens de todo o mundo para saber do que eles estão precisando.
“Quinzenalmente ou semanalmente perguntas são feitas nessa plataforma e depois as respostas são sistematizadas, posteriormente são divulgada, dando visibilidade para que as pessoas saibam o que está faltando ou não no local, inclusive essas pesquisas são encaminhadas para os gestores dos municípios, para que eles saibam o que os adolescentes estão precisando e façam alguma coisa a respeito disso.” Disse Beatriz.
Para Pedro Henrique, esse importante espaço de participação dos adolescentes, será bom para o bem comum. “Pois temos que cuidar do nosso futuro, afinal, nós falaremos o que a gente pensa. E nada melhor do que a gente falar o que pensamos e sentimos. Tenho certeza que esse diálogo será benéfico para todos.”. Destacou.
O NUCA é uma das ações que o município tem que desenvolver para que consiga pontuação no Selo Unicef.
O Selo UNICEF
O Selo Unicef 2017/2020 é uma estratégia dos municípios visando à promoção dos direitos das crianças e adolescentes em todo o Brasil. Palmas Tocantins é um dos 1919 municípios do Semiárido e Amazônia inscritos nessa edição.
É uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF voltada à redução das desigualdades e à garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
