Palmas Tocantins, 18 de novembro de 2013: A AASJN – Associação Ação Social Jesus de Nazaré, realiza no sábado, 23 denovembro, a campanha Boa Ação: porque salvar vida é uma BOA! A ação que está em sua quinta edição tem como objetivo mobilizar os associados, funcionários, colaboradores, empresários e demais parceiros, para participarem da campanha que incentiva a doação voluntária de sangue.
A ação que acontece em parceria com o Hemocentro Coordenador de Palmas, inicia às 8h30, na sede do Hemocentro Coordenador de Palmas, no dia em que a Hemorrede Tocantins homenageia os doadores voluntários de sangue. O evento faz alusão ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, o qual é comemorado em todo o país no dia 25 de novembro.
Para o presidente da entidade Jocel Santiago de Araújo, o gesto concreto realizado pelo terceiro ano consecutivo é muito importante. “É por meio dele que podemos salvar vidas. Por isso, estamos mobilizando as pessoas para abraçar essa causa, pois doar sangue é um gesto de solidariedade”. Destaca o presidente. Jocel lembra ainda, que a ação está dentro da programação do 15º aniversário da entidade.
Boa Ação
A associação desenvolveu a primeira edição do projeto “Dia da Boa Ação: porque salvar vida é uma BOA!”, em 2011, naquele ano conseguiu mobilizar vários doadores de sangue, o que possibilitou ajudar cerca de 460 pessoas. Este ano, a mobilização para a quinta etapa iniciou em agosto, tendo várias pessoas confirmadas para realizar o gesto solidário.
Doação de sangue
Qualquer pessoa saudável, com idade entre 16 (nesse caso com autorização dos responsáveis) e 69 anos (sendo que a primeira doação deve ter ocorrida antes do 60 anos), com peso superior a 50 kg, pode doar sangue sem qualquer problema. Os homens poderão esperar um período de dois meses entre as doações, podendo doar até quatro vezes em um ano. Já as mulheres terão que esperar completar três meses para realizar a próxima doação.