AASJN PROMOVE INCLUSÃO E AMPLIA COMUNICAÇÃO

No momento, você está visualizando AASJN PROMOVE INCLUSÃO E AMPLIA COMUNICAÇÃO
Fotos: Íris Silva

Palmas Tocantins, 25 de setembro de 2013. Com o objetivo de promover uma tarde de integração, socialização do mundo surdo e sua linguagem LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais, a AASJN – Associação Ação Social Jesus de Nazaré, em parceria com as Irmãs Filhas da Providência para Crianças Surdas, realiza nesta quinta-feira, 26 de setembro, a partir das 16 horas, o projeto educação para surdos, na Escola João Paulo II.

No evento destinado a comunidade escolar e local terá esclarecimentos sobre o Dia Nacional do Surdo, comemorado em todo país, no dia 26 de setembro, exposição de materiais, fotos e vídeos; Apresentação musical dos alunos e ex-alunos surdos da Escola João Paulo II. Além da apresentação do Coral de Libras formado por funcionários da AASJN.

A Escola João Paulo II – Conveniada, que fica na região Norte de Palmas, atende cerca de 700 alunos, destes sete são crianças surdas. Os alunos surdos do João Paulo II, além de terem uma sala especial para estudar a língua materna LIBRAS, estudam junto com os ouvintes, onde participam de todas as atividades escolares, e com o grupo de dança formado por surdos, se apresentam em eventos diversificados, realizados pela AASJN.

Inclusão

A AASJN que completa 15 anos, no dia 22 de dezembro desenvolve diversos trabalhos sociais para promover a integração da comunidade em geral.  Por isso, desde 2006, implantou na Escola João Paulo II, por meio da Congregação Filhas da Providencia Para Crianças Surdas o

rojeto Educação para Surdos, que tem como objetivo instruir e educar as crianças surdas, estimulando a linguagem oral, a comunicação em LIBRAS e demais áreas do conhecimento.

Em 2011, abriu espaço para funcionários e colaboradores da entidade, para desta forma haver a inclusão social das pessoas com surdez. 

Os funcionários e comunidade em geral tem a oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre LIBRAS e também realizar apresentações com o coral formado por diversos profissionais.

As aulas são ministradas nas terças e quintas-feiras, das 18h às 19h30, pelas interpretes e educadoras irmãs Gelcina Margarida (Gel) e Avaneide Bulhões (Neide), da Congregação Filhas da Providencia para Crianças Surdas.

Para participar do projeto a família que tiver criança surda entre 4 e 12 anos pode entrar em contato com a Escola João Paulo II, na 405 Norte, alameda 07, conj HM 02 Lote 02 – Fone: (63)3218-8573.

     

Deixe um comentário