Cerca de cem músicos e animadores das comunidades católicas de Palmas Tocantins, discutiram na segunda-feira, 13 de janeiro, na Comunidade são Pedro, o tema da CF – Campanha da Fraternidade 2014: Fraternidade e Tráfico Humano, e o lema: É para liberdade que Cristo nos libertou.
O assunto foi abordado durante o XII Encontro de Animadores de Comunidades, realizado pela AASJN – Associação Ação Social Jesus de Nazaré, ocasião em que os participantes obtiveram esclarecimentos sobre a campanha, quais os tipos de músicas e instrumentos devem ser abordados no período da referida campanha, a qual é realizada sempre na época quaresmal.
Para o presidente da entidade, Jocel Santiago de Araújo, o evento realizado anualmente pela entidade em parceria com a Arquidiocese de Palmas e Comunidade São Pedro, é uma forma de a instituição ajudar a divulgar e esclarecer o verdadeiro significado da campanha, que é difundida pela CNBB – Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil.
“Aqui repassamos as orientações, o público alvo troca experiências, para no momento em que iniciar a quaresma a equipe de música estar empoderada de todas as informações sobre o assunto e assim poder multiplicar o que absorveram. Além, também, de ajudar a combater esse mal terrível que cresce assutadoramente no país”. Destaca o presidente.
A coordenadora da equipe de música da Comunidade São Pedro, Sonayra Carneiro da Silva, destacou a importância do encontro para as pessoas que levam a Palavra de Deus por meio da música. “É um momento muito rico de conhecimento para todos os paroquianos. Tivemos aprendizado singular, e com certeza levaremos para outras pessoas os conhecimentos compartilhados aqui”. Disse. A líder musical foi uma das pessoas contempladas com brindes sorteados ela ganhou um quite de música com três microfones, cabos e pilhas.
Palestra
O encontro teve como palestrante o pároco da Paróquia Jesus Bom Pastor, padre Sebastião Bezerra do Nascimento, que parabenizou a AASJN pela iniciativa do evento, falou sobre o tráfico de pessoas, destacando dados e formas que ele acontece. E finalizou com o um trecho do documentário Tráfico de Pessoas: uma lenda urbana real, que visar esclarecer e estimular a conscientização das pessoas sobre as vitimas e aliciadores do trafico humano e as principais fomas de combater esse tipo de crime contra a humanidade.
A formação teve ainda esclarecimentos sobre a forma e meios de divulgar a camapanha e demais eventos promovidos pelas comunidades e entidades, assunto abordado pelo locutor Pp Lopes e a jornalistas Íris Silva; participação de coordenadores e padres, além de sorteios de microfones, cabos e cordas para violões, pedestal, camisas, dentre outros brindes.
CF 2014
A CF, promovida pela CNBB – Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil, é baseada na passagem bíblica de Galatas (5), e traz como proposta geral a identificação das diversas práticas de tráficos humanos e diferentes formas de denunciá-las, para isso, conta com a mobilização dos cristãos brasileiros.
