Ascom AASJN – Íris Silva
Palmas Tocantins, 22 de novembro de 2021: Com apresentações de dança, teatro, música percussiva, poesia, desenho, pintura e história da capoeira a Associação Ação Social Jesus de Nazaré – AASJN, por meio do Ponto de Cultura Arte-Fato Centro de Criatividade, realizou a Noite Cultural Consciência Negra, dia em que alunos, professores e comunidade refletiram sobre o fortalecimento e valorização das diferenças.
Apresentações
Em forma de poesia e cordel, os alunos do teatro refletiram sobre a consciência humana e respeito ao próximo, independente da cor.
Os alunos das turmas de dança de salão e hip-hop com passos marcantes e gingados diferenciados, dançaram músicas que abordaram o não preconceito à cor negra e como é a vida na favela.
Nos passos da bailarina, a turma de balé levou mensagens de conscientização, dizendo não ao racismo.
No violão, teclado e bateria os alunos tocaram músicas destacando o racismo que a população negra tem vivenciado cotidianamente no Brasil e no mundo.
A importância da capoeira no contexto histórico mundial veio das explicações do contramestre Pesado, que destacou a importância de todos conhecerem a capoeira, a forma que ela agrega valores, culturas e eleva o conhecimento.
Os representantes da Fundação Semear, apresentaram o Projeto Cordas e Canções, falaram sobre as aulas e motivaram aos que tiverem interesse em aprender a tocar instrumentos musicais, e os alunos tocaram e cantaram músicas que aprenderam no decorrer do projeto.
Para finalizar as apresentações da noite, os alunos das turmas de desenho e pintura, mostraram desenhos produzidos por eles contra o preconceito.
Ação Ativa
Como ação ativa do Novembro Negro, o presidente da AASJN, Jocel Santiago, lançou a placa Diversidade nos fortalece como grupo e pessoas, que será fixada em todos os prédios da instituição.
Ainda contribuíram nessa celebração com conhecimentos sobre a Cultura Negra, a professora Luzinete Soares e a jornalista Ivanete Rodrigues da Silva (Íris Silva).
Com o apoio da comunidade diversos brindes foram sorteados nos intervalos das apresentações.
O evento contou com o apoio da Fundação Cultural de Palmas, e foi transmitido pela Plataforma Google Meet, na sexta-feira, 19, às 19h, na Arno 33 (antiga 307 Norte), al. 21. APM 02, Palmas Tocantins.