Palmas Tocantins, 14 de junho 2018: Associação Ação Social Jesus de Nazaré – AASJN e Conselho Regional de Serviço Social – CRESS coordenaram a Mesa Diretora da eleição da Sociedade Civil, realizada em Palmas, pelo Conselho Estadual de Assistência Social do Tocantins – CEAS TO, nesta sexta-feira, 15, na sala de reuniões dos conselhos.
Os representantes da AASJN, Edmar Araújo e Íris Silva, são conselheiros do CEAS, respectivamente titular e suplente, eles destacaram a importância de colaborar nesse processo eleitoral, que elegeu seis entidades da Sociedade Civil, as quais comporão a gestão 2018/2020. “Ficamos felizes e satisfeitos em poder colaborar nesse processo democrático e transparente, onde a Sociedade Civil tem um papel fundamental e uma responsabilidade enorme, no que se refere à fiscalização da política de assistência social”. Destacaram.
As instituições eleitas tomam posse em agosto deste, período em que os conselheiros da AASJN deixam o conselho, onde colaboraram por duas gestões.
As entidades eleitas e seus respectivos suplentes foram:
Entidades Eleitas com seus respectivos suplentes
Entidade e Organização dos Trabalhadores do SUAS: Titular: Conselho Regional de Psicologia – 23ª REGIÃO CRP; Titular: Conselho Regional de Serviço Social – Região 25ª CRESS/TO; Suplente: sem suplente.
Entidade e Organização de Assistência Social: Titular: Ação Social Arquidiocesana de Palmas – ASAP; Titular: Centro Juvenil Salesiano Dom Bosco; Suplente: Federação das APAES do Estado do Tocantins – FEAPAES.
Usuário de Assistência Social: Titular: Federação das Associações Comunitárias de Moradores do Tocantins – FACOMTO; Titular: Aldeia Cabeceira da Água Fria/ Etnia Xerente –Tocantínia; Suplente: Pastoral da Pessoa Idosa.
CEAS-TO
Órgão deliberativo da Política de Assistência Social, espaço de fundamental importância na efetivação da execução e controle das ações assistenciais direcionadas ao atendimento das problemáticas sociais do Estado. É constituído de forma paritária, por seis entidades governamentais e seis entidades representantes da sociedade civil, totalizando 24 conselheiros, titulares e suplentes.
A composição do Conselho é renovada a cada dois anos, após as entidades da Sociedade Civil passar pelo processo eleitoral; enquanto as entidades governamentais indicam seus representantes titulares e suplentes.
