AASJN COMEMORA DIA NACIONAL DO SURDO COM APRESENTAÇÕES NA ESCOLA E EM NOITE CULTURAL

No momento, você está visualizando AASJN COMEMORA DIA NACIONAL DO SURDO COM APRESENTAÇÕES NA ESCOLA E EM NOITE CULTURAL
Dia Nacional do Surdo, exposição de materiais produzidos pelos alunos, fotos e vídeos; Apresentação musical dos alunos e ex-alunos surdos da Escola João Paulo II./ Fotos:Rafael Sousa/ Íris Silva

Nesta sexta-feira, 26 de setembro, a partir das 19h30, a Associação Ação Social Jesus de Nazaré – AASJN realiza a Noite Cultural de setembro, com o tema Dia Nacional do Surdo. O evento destinado à comunidade em geral, acontece no Ponto de Cultura Arte-Fato Centro de Criatividade e terá esclarecimentos sobre o Dia Nacional do Surdo, exposição de materiais produzidos pelos alunos, fotos e vídeos; Apresentação musical dos alunos e ex-alunos surdos da Escola João Paulo II.

No período matutino a programação ocorreu na Escola João Paulo II e contou com momentos que emocionou a comunidade escolar. O evento contou com a participação especial dos funcionários da escola, os quais apresentaram o Pai Nosso em Libras.

Inclusão
A AASJN que completa 16 anos, no dia 22 de dezembro desenvolve diversos trabalhos sociais para promover a integração da comunidade. Por isso, desde 2005, implantou na Escola João Paulo II, por meio da Congregação Filhas da Providencia Para Crianças Surdas o Projeto Educação para Surdos, que tem como objetivo instruir e educar as crianças surdas, através da Libras como língua materna e estimulando a linguagem oral. Atendendo alunos surdos da Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental.

Em 2011, abriu espaço para funcionários, familiares dos alunos atendidos no projeto e demais pessoas da comunidade, dando oportunidade para ampliarem seus conhecimentos sobre a linguagem dos sinais.

Aulas

Para os adultos as aulas são ministradas nas terças e quintas-feiras, das 18h às 19h30, pelas intérpretes e educadoras irmãs Gelcina Margarida (Irmã Gel) e Avaneide Bulhões (Irmã Neide), da Congregação Filhas da Providência para Crianças Surdas. Enquanto que para os alunos do Ensino Fundamental as aulas acontecem todos os dias.

Para o presidente da entidade, Jocel Santiago de Araújo, o trabalho realizado na associação “ajuda na conscientização e respeito da diversidade através da inclusão, e estimula o conhecimento tanto dos alunos quanto dos demais membros da comunidade sobre a importância do uso da Libras para a comunicação com surdos”, destaca o presidente.

Carilene Sousa, mãe da aluna Evini Barbosa, disse que só descobriu que a filha era surda depois que entrou no projeto, e conta o quanto foi difícil aceitar essa realidade, mas com as orientações recebidas tudo ficou mais fácil. “Antes eu falava gritando e mesmo assim minha filha não entendia. O projeto ajudou muito eu entender melhor o problema, e com isso a comunicação melhorou demais em casa. Agora vou entrar para o curso também e aprender mais sobre a Libras”.

As intérpretes da congregação, irmãs Gel e Neide, destacam o quanto é fundamental poder ajudar as pessoas que necessitam, e ver o progresso de cada criança surda que antes ficava em seus lares, fora do convívio social, sem nenhuma comunicação. “Esta é uma missão que a congregação nos confiou, de servir, educar as crianças surdas, onde estiver uma Irmã Filha da Providência, sempre, primeiramente estaremos acolhendo os surdos. É gratificante ver o desenvolvimento deles a cada dia: na comunicação, no aprendizado e principalmente perceber a alegria não só da própria criança como também de seus familiares, que passam a creditar no potencial de seus filhos surdos”.

A Escola

A Escola João Paulo II – Conveniada, que fica na região Norte de Palmas, atende cerca de 700 alunos, destes sete são crianças surdas, os quais além de terem uma sala especial como apoio ao processo de alfabetização e desenvolvimento dos conteúdos do ensino regular com aprendizagem da língua materna Libras, momentos de inclusão na sala regular, onde participam de todas as atividades escolares, com a presença da intérprete, participam também do grupo de dança e se apresentam em eventos diversificados, realizados pela AASJN.

Para a diretora da escola, Eldinê Pimentel, o projeto educacional é importante para promover a educação e inclusão das crianças que estavam sem estudar. “É um trabalho educacional diferenciado dos demais, pois prepara a criança surda a partir dos quatro anos para serem incluídas e bem acolhidas na sociedade”, destaca a diretora.

Para participar do projeto a família que tiver criança surda entre 4 e 12 anos, ou que deseja participar das oficinas de Libras, o membro da família poderá entrar em contato com a Escola João Paulo II, na 405 Norte, alameda 07, conj HM 02 Lote 02 – Fone: (63) 3218-8573.

Deixe um comentário