A horta escolar integrando conhecimento teórico com a aplicação prática.

No momento, você está visualizando A horta escolar integrando conhecimento teórico com a aplicação prática.
Fotos: Selma Nascimento/ AASJN

O Projeto Cultivando Novos Saberes, está sendo desenvolvido na Escola João Paulo II, é uma iniciativa que oferece uma ampla gama de conhecimentos para Vanda Soares, que está em formação para Alimentação Escolar, pelo Programa de Formação Inicial em Serviço dos Profissionais da Educação Básica dos Sistemas de Ensino Público (Profuncionário), estudantes, professores e a comunidade escolar na totalidade.

A horta está nos primeiros estágios iniciais de preparação para o plantio. O professor de ciências biológicas, João Paulo Alves, levou os estudantes a aulas práticas envolvendo experiências significativas.  Os estudantes foram motivados a sair das aulas teóricas para atividades em grupo em que todos constroem e cuidam juntos da horta, promovendo valores de responsabilidade, sustentabilidade e conexão com a natureza. 

O protagonismo juvenil também foi estimulado. Os estudantes além de contribuir no processo de preparação da terra, como a estudante do 8º ano, já tinha conhecimento prévio repassado pela sua mãe, se destacando entre os demais colegas e outros questionava o professor sobre diversos processos, como a adubação, a germinação, o plantio de mudas e outras curiosidades relevantes sobre a horta escolar. “Conscientizar-se da necessidade da preservação do meio ambiente, contribuir neste projeto da horta enfatiza a importância de o estudante compreender além da teoria e a sua relevância como estudante para transformações na sociedade, no ambiente, na cultura e na política em que está inserido”. Enfatiza João Paulo.

Para Vanda Soares, que está coordenando todo o projeto da horta, esse processo está sendo de grande aprendizado. Durante as fases de preparação e adubação da terra, os estudantes foram inseridos nessa proposta de organização do espaço da horta, acompanhando, em grupos, tudo o que estava sendo feito. A colaboração dos professores tem motivado e estimulado a participação dos estudantes. “É gratificante ver que aos poucos vai dando certo o Projeto Cultivando Novos Saberes”. Ressalta Vanda Soares.