Palmas Tocantins, 21 de novembro de 2018: A cultura Afrodescendente discutida em forma de história, música, dança, poesia e teatro, proporcionou várias reflexões aos participantes da Noite Cultural Consciência Negra, realizada terça-feira, 20, pela Associação Ação Social Jesus de Nazaré – AASJN, por meio do Ponto de Cultura Arte-Fato Centro de Criatividade e Escola de Música Jesus de Nazaré.
As apresentações culturais da noite abriu com a Rainha da junina Arrasta Pé do Liberdade, Thainá Balduino, a qual levou para o palco do Arte-Fato o espetáculo As Três Raças, destacando a miscigenação da constituição da cultura brasileira.

A professora, poeta, musicista e integrante dos Agentes de Pastoral Negros – APNS, Patrícia Oliveira, deu uma aula de história, destacando a questão do preconceito, cotas, leis, mitos criados em torno da abolição dos escravos. “O Dia da Consciência Negra importante porque indica a percepção histórica e cultural que os negros têm de si mesmo. Além de representar a luta, discriminação racial e desigualdade social.” Lembra a professora.
As turmas de percussão, violão e teclado, relembraram diversas músicas como Mama África, Pérola Negra, Berimbau Metalizado, Olhos Coloridos e a música do projeto: Do Arte-Fato Eu Sou.
Show de superação veio do gingado e batidas dos alunos surdos, que dançaram as músicas o Negro Lindo e Nossa Cor.
Já Os alunos de teatro deram um show de interpretação, ocasião em que a aluna Jamilly interpretou a poesia “Do Tronco ao Enquadro” e o grupo Arte-Fato encenou a peça teatral, Independência a Lei Áurea.
Os convidados do grupo de dança Stúdio Inovare professor Jeff apresentou as batidas do hip-hop.

Enquanto as turmas diurnas e noturnas de hip-hop do Arte-Fato e Escola de Música levaram para o anfiteatro do local as temáticas: O branco e o preto unidos no ritmo da ginga e a apresentação do grupo convidado: Sobras hip-hop.
O presidente da Fundação Cultural de Palmas – FCP, Giovanni Assis, que participou da abertura do evento, destacou a importância da temática da Noite Cultural e do projeto para região Norte de Palmas. “Aqui se faz cultura com muita qualidade, nós temos certeza que vocês já mudaram a vida de muita gente para melhor, e o nosso desejo é que vocês mudem muito mais vidas”.

O presidente da AASJN, Jocel Santiago, além de ressaltar a parceria com a FCP, agradeceu aos participantes e colaboradores do evento. “Queremos agradecer a vossa presença, que muito nos honra, porque como parceiro é importante essa visita para ver o trabalho que está acontecendo”. Disse presidente.
O grupo Prática de Conjunto, da Escola de Música Jesus de Nazaré e o músico Isack animaram a Noite Cultural.
Do evento promovido pela AASJN com o apoio da Fundação Cultural de Palmas e Criança Esperança participaram pais, amigos, convidados, visitantes da comunidade.
As atividades do Arte-Fato encerram com a VII Mostra de Artes Integradas da AASJN, que ocorrerá nos dias 1 e 2 de dezembro, na Escola João Paulo II – na 405 Norte, al. 07, conj. HM 02, lote 02 – Palmas Tocantins.