Palmas Tocantins, 18 de junho de 2015:Na festa de confraternização da turma de Corte e Costura-Retalhos e Fotografia Básica-Retratos alunas angolanas foram apresentadas aos participantes do evento, que contou com a participação de parceiros do projeto de Integração Social Dom João José Burke – ISDJB, em Miracema do Tocantins.
No evento organizado pela coordenação do projeto, ocorrida na quarta-feira, 17, três angolanos foram apresentados, sendo duas alunas de Corte e Costura e um coordenador das estrangeiras.
Na oportunidade, o coordenador das alunas angolanas, Adúlcio Amilcar Samuel, falou um pouco da cultura, da recepção que teve no projeto e do desafio das estrangeiras em aprenderem a costurar e repassarem o que aprenderam a outras angolanas que ficaram em Luanda.
As alunas Ruth Virgilio e Natália Amélia, confirmaram a fala de Samuel, ressaltando o esforço e dedicação que terão para aprender cada ponto, o que gerará renda no País de origem.
De acordo com a diretora do Colégio Tocantins, Ana Maria Lucca, a parceria foi de fundamental importância para o desenvolvimento de um projeto sério e que está beneficiando a comunidade. “Oportunidade que muitos estão tendo de ganhar o próprio dinheiro, com a qualificação que tiveram ou terão aqui”, disse a diretora.
A coordenadora do projeto na cidade, Márcia Torres, destacou o quanto a parceria vem ultrapassar fronteiras. “Hoje temos condições de ofertas essas atividades não só para Miracema, mas também para pessoas de outras nações. Isso para nós é muito gratificante”, disse a coordenadora.
As angolanas serão apresentadas à comunidade miracemense no dia 20 de junho, no encerramento das atividades do projeto de ISDJB. Elas ficarão três meses em Miracema aprendendo a teoria e a prática do Corte e Costura, depois voltarão para Luanda ensinar outras pessoas que necessitam de um profissão, e assim ter uma renda própria.
Participaram do evento os representantes do Colégio Tocantins, o Diretor Regional de Ensino, coordenadores, professores, familiares e alunos dos projetos.