Mostra de Artes e Sabores Celebra Resultados em Miracema do Tocantins

No momento, você está visualizando Mostra de Artes e Sabores Celebra Resultados em Miracema do Tocantins
Foto: Selma Nascimento/ AASJN

Na noite do dia 11 de dezembro, a Mostra Artes e Sabores celebrou o encerramento das atividades de 2024 do projeto de Integração Dom João José Burke, em Miracema. O evento reuniu alunos, familiares da escolinha de futebol e do Cross Hiit, além de convidados, para prestigiar as ações realizadas ao longo do ano.

Durante a programação, houve uma exposição dos trabalhos desenvolvidos em áreas como Corte e Costura e Gastronomia, destacando os resultados das iniciativas promovidas pelo projeto.

O bispo da Diocese de Miracema e presidente do Conselho Deliberativo da Associação Ação Social Jesus de Nazaré (AASJN), Dom Philip Dickmans, abriu oficialmente o evento comemorativo aos 13 anos da associação no município de Miracema do Tocantins. Em sua mensagem inspirada nas escrituras, ele citou a passagem da multiplicação dos pães e peixes, associando o milagre ao espírito de solidariedade que guia as ações da AASJN.

“Acompanhei Ele e, com fome, ficou com misericórdia e compaixão: cinco pães e dois peixes. Aqui também está o segredo da AASJN”, destacou Dom Philip, ressaltando o ciclo de “dar e receber” como um princípio fundamental para o sucesso do projeto.

O presidente da AASJN, Jocel Santiago, a representante da prefeita Camila Fernandes, e o coordenador do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC/TO compartilharam as conquistas, desafios e a importância das parcerias. Jocel enfatizou a relevância do engajamento coletivo. “Manter um projeto desse porte requer parcerias. A associação e a Diocese, sozinhas, não conseguem sustentar o projeto. Precisamos do apoio da Câmara de Vereadores, da Prefeitura, dos empresários e da comunidade”, afirmou.

Márcia Torres, coordenadora do projeto, também foi homenageada pelos participantes e colaboradores pelo impacto transformador das ações realizadas em 2024.

Momentos de Integração

No evento foram apresentadas as principais ações do ano, incluindo depoimentos de professores e mães de alunos que reforçaram o impacto do projeto na comunidade. Durante a exibição de um vídeo, os convidados degustaram pizzas preparadas como resultado das formações em gastronomia.

Entre os relatos, Iuza Teixeira, participante do curso “Técnica de Panetone e Roscas”, compartilhou sua experiência. “Entrei já nas últimas vagas, mas foi uma experiência muito importante para minha vida. Pretendo continuar treinando em casa e, futuramente, empreender para melhorar minha renda familiar”, afirmou.

Angra Gomes, mãe de um aluno da escolinha de futebol, também destacou os benefícios do projeto para seu filho. “Ele entrou bem pequeno, em 2016, e só faz pausa durante as férias. Evoluiu muito no convívio com os colegas, e eu me sinto tranquila sabendo que ele está lá.”

O presidente Jocel reforçou a importância das colaborações para garantir a continuidade do projeto, que conta com o apoio de parceiros como o SENAC, a Cáritas, associações locais, amigos da Bélgica e a província de Limburg.“Esse projeto dá resultados e transforma vidas. Isso só é possível graças ao envolvimento de muitas pessoas”, afirmou Jocel.

A coordenadora do Projeto de Integração Dom João José Burke e vice-presidente da AASJN destacou a relevância das parcerias estabelecidas em 2024 para o fortalecimento das ações sociais em Miracema. Segundo Márcia, o trabalho conjunto com a sede em Palmas, o apoio de Jocel e Dom Philip, e a colaboração com o Senac foram pilares essenciais para os avanços obtidos no ano.

Ela também manifestou sua gratidão à Cáritas, ASBB, à família de Dom Philip, aos amigos da Bélgica e à província de Limburg pelo apoio contínuo às iniciativas.

Márcia enfatizou o papel da solidariedade na construção de uma sociedade mais justa. “Sou grata a todos que nos ajudam, que oferecem um pouco de si para as pessoas que participam do projeto e que respondem ao nosso chamado. Obrigada a todos”, declarou, emocionada.