Começa no dia 05 de abril, no Salão Paroquial de Miracema, o primeiro encontro do projeto “Sob Nova Luz: retratos da minha cultura”, que irá capacitar 15 jovens da comunidade em fotografia de retratos. Com realização da Miraceti Projetos Educacionais e Culturais em parceria com a AASJN – Associação Ação Social Jesus de Nazaré, o projeto é patrocinado pela Investco S.A., empresa do Grupo EDP no Brasil, responsável pela construção e geração da Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães (UHE Lajeado), e Enerpeixe, empresa responsável pela construção e operação da UHE Peixe Angical, com apoio do Instituto EDP.
As ações ocorrerão através de oficinas práticas de fotografia digital, com técnicas de estúdio, edição e iluminação, sempre com ênfase no retrato. Serão quatro encontros, em dois meses, onde os jovens terão acesso a equipamentos, como câmeras fotográficas digitais, flashes e computadores para a realização de ensaios fotográficos de personagens e das manifestações culturais do município. Ao final das oficinas será realizada uma exposição fotográfica dos resultados, em local aberto à comunidade.
O projeto selecionado pelo edital EDP 2012: Desenvolvimento Humano e Social, será realizado em quatro municípios do Estado do Tocantins: Brejinho de Nazaré, Miracema, Peixe e Porto Nacional, sempre buscando o registro da memória artística da comunidade e resgatando personagens marcantes da cultura local.
“A diversidade cultural brasileira se expressa por meio de uma imensa gama de manifestações tradicionais e nem sempre incorporadas pelas novas gerações. Por meio da pesquisa dessas manifestações e de seu registro fotográfico, ele promove o senso de pertencimento de jovens e estabelece um diálogo com a comunidade”, salienta João Mendes, diretor da Miraceti.
Sob Nova Luz: Retratos da Minha Cultura
O projeto pretende reforçar a identidade dos jovens com sua comunidade por meio de diálogos e oficinas de capacitação em fotografia e retratos que serão transformados em uma exposição.
Sobre a ENERPEIXE S.A. – concessionária de serviços públicos de energia elétrica, visando a exploração do potencial hidráulico no Rio Tocantins, com potência instalada de 452 MW, energia suficiente para abastecer duas cidades do tamanho de Brasília.
Sobre a Investco S.A. – responsável pela construção e geração da UHE Luís Eduardo Magalhães, com uma potência instalada de 902MW. A empresa faz parte do Grupo EDP.
Sobre o Instituto EDP – Instituição sem fins lucrativos responsável pelo desenvolvimento e coordenação das ações ambientais e socioculturais da EDP e suas controladas.
Sobre a EDP Energias do Brasil – EDP Energias do Brasil, que adota a marca EDP, é a holding que consolida ativos de energia elétrica nas áreas de geração, comercialização e distribuição (EDP Bandeirante e EDP Escelsa). É controlada pela EDP Energias de Portugal.
Sobre a AASJN – Entidade filantrópica, que desenvolve projetos sociais desde 1998, nas áreas de educação, meio-ambiente, cultura, esporte, lazer, saúde, alimentação enriquecida, combate à fome, prevenção ao uso de entorpecente, geração de emprego e de renda, de pesquisa e de apoio à família, à pessoa idosa, à criança, ao adolescente, pessoa com deficiência, aos jovens e às mulheres. A entidade funciona em Palmas e Miracema.